Fiocruz Brasília sedia encontro de pesquisa em segurança alimentar e nutricional

Fiocruz Brasília 7 de outubro de 2016


Direito humano à alimentação adequada e segurança alimentar nutricional são os temas que reúnem pesquisadores, especialistas, professores e profissionais de todo o Brasil e do exterior na Fiocruz Brasília. O objetivo do 2° Encontro Nacional de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (Enpsan) é debater e trocar experiências, saberes e práticas.

A coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fiocruz Brasília, Denise Oliveira, esteve presente na abertura do evento, realizada no dia 5 de outubro, e falou sobre os avanços do tema da segurança alimentar no país. “Foi um processo que emergiu da sociedade civil para tocar as portas da academia”, explicou. Para ela, a Rede Nacional de Pesquisadores em SAN, que pretende ser formada durante o encontro, pode se constituir como algo inédito também e inovador para o Brasil, se baseando no aparato científico e tecnológico.  

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, falou sobre a renovação do compromisso da academia e a interação com a sociedade. “Para que prossigamos de forma bastante combativa na constrição dessa agenda da soberania, da segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação. Este encontro é também de reafirmação de valores e de definição de passos nessa caminhada longa de resistência”, afirmou.

Estiveram presentes na abertura do evento Gerson Penna, diretor da Fiocruz Brasília, Patrick Caron, do Conselho de Segurança Alimentar da ONU, Gustavo Chianca, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO/Brasil) e Elisabetta Recine, do Grupo Pró-Rede de Pesquisa em Saúde Alimentar e Nutricional.

Durante os três dias foram realizadas sessões com debates, grupos temáticos, palestras e apresentação de trabalhos científicos. Os temas são relevantes para a pesquisa em segurança alimentar e nutricional, como a construção do conhecimento; a pesquisa e a incidência, construção, monitoramento e avaliação das políticas públicas; os desafios e estratégias para o fortalecimento e institucionalização da pesquisa no Brasil. 

O professor Malaquias Batista, do Departamento de Nutrição da UFPE, foi homenageado pelo trabalho para a saúde e nutrição para a população do semi-árido e seu mérito para a Segurança Alimentar e Nutricional.