Fiocruz Brasília participa do lançamento de Frente Parlamentar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Mariella de Oliveira-Costa 28 de novembro de 2019


Mariella de Oliveira-Costa

Uma frente parlamentar é a união de vários deputados de diferentes partidos políticos para discussão em torno de um tema de interesse para a sociedade. A Fiocruz Brasília participou no dia 26/11, do lançamento da Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Memorial dos Povos Indígenas. O coordenador de Integração Estratégica da instituição, Wagner Martins, sugeriu a realização de uma conferência popular de desenvolvimento sustentável, e convocou a todos para se engajarem em rede neste tema. “A Fiocruz está a serviço dos brasileiros, para potencializar ações locais. É preciso pensar nos pobres, e não só na política de austeridade, que tem levado à morte milhares de pessoas. Até o Papa Francisco convocou os jovens economistas do mundo a um encontro que inspire uma nova economia, em Assis, na Itália, em março do ano que vem, e precisamos buscar, localmente, uma visão estratégica que dê esperança às pessoas”, afirmou. Ele citou a iniciativa da Especialização em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável e Sustentável, conduzida pela Fiocruz Brasília em parceria com o Instituto Federal de Brasília, e específica para moradores da região da Estrutural, área que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano no país.
Durante o lançamento da Frente Parlamentar dos ODS, a decana de extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia Ferreira, ressaltou que os 17 diferentes objetivos estão em consonância com a atividade educacional universitária, e informou que há um programa de pesquisa com diferentes projetos sobre os ODS, na instituição.


A diretora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Enid Rocha Andrade, apresentou uma série de documentos e relatórios relacionados ao acompanhamento da implementação dos ODS no Brasil, disponíveis no site do órgão. Já a assessora de advocacy da Visão Mundial, Fabiana Kent Paiva, ressaltou a necessidade de se construir parcerias para que essa implementação seja contínua, e não uma ação isolada. O presidente da Federação do Comércio do DF, Atayde Passos, propôs a criação de um selo para empresas do DF que sejam ambientalmente responsáveis. A presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater), Denise Fonseca, ressaltou que o órgão tem se pautado pelos compromissos com a Agenda 2030. O secretário de juventude do DF, Leo Bijos e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) também participaram da atividade, capitaneada pelo deputado distrital Leandro Grass (REDE-DF). Ele agradeceu aos outros distritais que compõem a frente: Eduardo Pedrosa (PTC-DF) e José Gomes (PSB-DF), e ressaltou que o Estado não cumpre seu papel se não se aproximar do setor produtivo e da sociedade civil, daí a importância de, com a frente parlamentar na Câmara Distrital, se estabelecer uma agenda periódica com participação desses atores.


Clique aqui para acessar as fotos da atividade, produzidas por Sérgio Velho Jr. 

Foto que ilustra o post: Ascom/Emater.