A Fiocruz Brasília participa, no dia 14 de julho, do Seminário Internacional de Inequidades, Covid-19 e seus Impactos na América Latina e Espanha. O evento faz parte de uma cooperação científica que, desde o início da pandemia de Covid-19, reúne instituições do Brasil, Chile, Equador, México, Peru e Espanha para estudar as consequências sociais e psicológicas desse fenômeno. Organizado pela Fundação Instituto Universitário para a Pesquisa em Atenção Primária de Saúde Jordi Gol i Gurina (IDIAPJGol), da Espanha, e pela Pontifícia Universidade Católica do Equador (PUCE), o seminário será online com transmissão ao vivo a partir das 18h na Espanha (13h no horário de Brasília). As palestras serão em espanhol (não haverá tradução simultânea). Para participar, faça sua inscrição aqui.
Dentro dessa cooperação científica internacional, entre junho e agosto de 2020, cerca de 15 mil brasileiros de todas as regiões do país responderam a um questionário online sobre sua situação durante o isolamento social. Mais de 50% dos participantes relataram sentimentos de nervosismo, ansiedade e tensão, dificuldade para relaxar e controlar as preocupações, sensação de cansaço e desânimo. Agora em julho de 2021 um novo questionário começará a ser aplicado. “A análise dos dados antigos e atuais, bem como a comparação com outros países, contribuirá para o planejamento e a melhoria das ações e políticas públicas voltadas à saúde da população brasileira”, afirma a pesquisadora Jackeline Barbosa, do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (NEVS) da Fiocruz Brasília.
Jackeline será uma das palestrantes do Seminário Internacional. Ela e a pesquisadora Alessandra Queiroga, brasileira que hoje integra a equipe do IDIAPJGol, falarão sobre vulnerabilidade em tempos de Covid-19, enfatizando a sobrecarga das mulheres e discutindo também o caso de pessoas que já estavam em sofrimento mental antes da pandemia. Confira a programação e não deixe de fazer sua inscrição para assistir pela plataforma Zoom.
SERVIÇO:
Seminário Internacional de Inequidades, Covid-19 e seus Impactos na América Latina e Espanha
Data: 14 de julho (quarta-feira)
Horário: 18h na Espanha (13h no horário de Brasília)
Local: plataforma Zoom – inscreva-se aqui
Programação:
Diversidade de gênero e saúde mental em tempos de Covid-19 na Espanha
Tomás López Jiménez (IDIAPJGol)
Vulnerabilidade em tempos de Covid-19: mulheres e pessoas com problemas de saúde mental prévios
Alessandra Queiroga e Jakeline Barbosa (Fiocruz)
Covid-19 e seus impactos nos profissionais de saúde no México
Karen Michelle Arteaga (especialista em medicina preventiva) e Brenda Biaani León (Sociedade Espanhola de Epidemiologia)
Convivência, carga e cuidados dos dependentes durante a pandemia de Covid-19 no Peru
Olga Bardales Mendoza (Universidade Cayetano Heredia)
Impactos psicossociais da pandemia de Covid-19 no Equador: análise de métodos mistos
Verónica Egas e Iván Dueñas (Pontifícia Universidade Católica do Equador)
Covid-19 em um contexto de estallido social no Chile?
Olivia Horna Campos (Escola de Saúde Pública, Universidade do Chile)