Fiocruz Brasília participa de congresso acadêmico de saúde

Fiocruz Brasília 1 de agosto de 2018


O Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Fiocruz Brasília participa, na próxima semana, do I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (BRAPEP). O evento, voltado para pesquisadores, profissionais, acadêmicos e gestores públicos de diversas áreas da saúde, será realizado nos dias 5 a 7 de agosto, na Finatec.

O congresso busca abordar estudos de áreas do conhecimento da saúde, em interação com a cultura e as políticas públicas, discutindo fenômenos como saúde sexual, violência, reprodução, saúde mental, drogas e álcool e outras drogas para grupos em estágios diversos da vida, ou seja, desde a gestação até o envelhecimento.

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, integra a mesa de abertura do congresso, que será no domingo, 5 de agosto, às 18h30. Participam também a presidente do I Congresso BRAPEP, Sheila Murta, a presidente da Comissão Científica do I Congresso BRAPEP, Maria Inês Gandolfo, a presidente da BRAPEP, Daniela Ribeiro Schneidera, a diretora do Instituto de Psicologia da UnB, Wânia Souza, a coordenadora do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken e  o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Rafael Franzini.

Os pesquisadores André Guerrero, Bárbara Coelho Vaz, Adélia Capistrano, Pérola Goulart, Karine Dutra e Helena Rodrigues, do Núcleo de Saúde Mental da Fiocruz Brasília participarão de mesa redonda e rodas de conversa.

Participam também, pesquisadores de universidades e instituições de todo o país e dos Estados Unidos, como Universidade de Miami e Universidade do Novo México, além da York University, da Inglaterra. A programação conta com conferências, sessões de comunicação oral, rodas de construção, mesa redonda, pôsteres e minicurso.

Confira a programação completa

Sete eixos temáticos norteiam os debates do evento: políticas públicas de promoção de saúde e prevenção de riscos e agravos à saúde; determinantes sociais em saúde e agravos à saúde; estudos epidemiológicos com implicações preventivas e promocionais de saúde; desenvolvimento de intervenções em promoção e prevenção em saúde; avaliação e monitoramento de programas preventivos e de promoção de saúde; adaptação cultural e difusão de inovações em prevenção e promoção da saúde e formação profissional em prevenção e promoção da saúde

A atividade é organizada pela Associação Brasileira de Pesquisa e Prevenção e Promoção em Saúde (BRAPEP), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).