Fiocruz Brasília adere mais uma vez ao Outubro Rosa

Fiocruz Brasília 21 de outubro de 2014


Com o objetivo de disseminar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Fiocruz Brasília ganha iluminação especial

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, são esperados 57.120 novos casos, em 2014, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. No entanto, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura da paciente. Com o objetivo de disseminar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, durante o mês de outubro, os monumentos e prédios públicos brasileiros ganham iluminação especial em apoio à campanha Outubro Rosa. Pelo segundo ano consecutivo, a Fiocruz Brasília aderiu à ação e ganhou iluminação cor de rosa em toda a sua fachada externa.

Para a analista de Gestão em Saúde da Fiocruz Brasília, Dulce Ferraz, a ação tem tudo a ver com o compromisso e com a missão da Fiocruz e traz à tona um tema importante, mas que muitas vezes, na correria do dia a dia, passa batido. “Essa campanha chama atenção para a necessidade de prevenir o câncer de mama de uma maneira muito eficiente porque não tem como você circular à noite, ver os prédios todos iluminados de rosa e não parar para pensar no que aquilo significa coletivamente, mas também individualmente. A ação nos leva a questionar se estamos fazendo o autoexame ou se quando vamos ao médico conversamos sobre o assunto e também se estamos realizando os exames clínicos de mama”, afirmou.

Diagnosticada com câncer de mama, em março de 2013, a jornalista da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, Fernanda Miranda, acredita que essa é uma oportunidade de desmitificar a doença. “Muitas pessoas sentem vergonha de falar que tem ou teve câncer e até evitam falar o nome da doença. Para mim, compartilhar essa experiência com os amigos e familiares foi mais do que uma necessidade, foi uma parte importante do meu tratamento e uma forma de mostrar que o câncer é uma doença grave, sim, mas que há muitos casos de cura. Por isso, acho importante falar sobre o tema e realizar ações como a campanha Outubro Rosa”, disse.

Roda de conversa 

Além da iluminação cor de rosa, no próximo dia 29 de outubro, a Fiocruz realizará um debate sobre câncer de mama, durante o programa Café Ciência e Cultura. A ação contará com profissionais de saúde especialistas na área e com pessoas que já tiveram câncer de mama e que compartilharão suas experiências. A roda de conversa é um evento promovido pela Comissão Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz Brasília, em parceria com o Programa de Educação Cultura e Saúde (PECS). O evento é aberto ao público e será realizado no espaço Café Ciência e Cultura, às 14h30.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países. No Brasil, o Outubro Rosa começou a ser celebrado em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).