Fiocruz Brasília adere ao Novembro Azul

Fiocruz Brasília 17 de novembro de 2016


O prédio da Fiocruz Brasília fica iluminado com a cor azul durante todo o mês de novembro em apoio ao movimento de alerta para prevenção do câncer de próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima em 61 mil novos casos só esse ano – cada vez, em pacientes mais jovens.

O câncer de próstata pode ser detectado pelos exames de sangue (conhecido como PSA) e de toque. Com apenas um dos testes, a chance de falha no diagnóstico é de 20% no PSA e de 40% no exame de toque. Quando os dois são feitos ao mesmo tempo, o índice de falha cai para 8%.

Dados do Ministério da Saúde apontam que dos 6.141 homens que participaram do inquérito telefônico (Vigitel 2015), 1/3 (31%) ainda não têm o hábito de ir ao médico. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam. Por isso, o Ministério da Saúde vem adotando ações para levar esse público mais aos postos de saúde, destacando que muitas doenças podem ser prevenidas quando os homens procuram os serviços de saúde regularmente.

Recentemente lançou campanha de combate à sífilis que tem como foco as gestantes jovens e seus parceiros sensibilizando-os para a realização do teste de sífilis no início da gestação e, também incentivando o parceiro a fazer o teste, evitando a reinfeção. Também visando a prevenção desde cedo, o ministério anunciou que, a partir de janeiro do próximo ano será disponibilizado a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É preciso desconstruir essa ideia de que o homem é um super-herói e que não precisa ir preventivamente aos serviços de saúde. Essa ideia errônea leva os homens muitas vezes a descobrir as doenças quando já estão em estágio avançado, o que prejudica a cura”, explica o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. De acordo com o secretário, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Sistema Único de Saúde (SUS), promove ações específicas voltadas ao homem e as pessoas que ele quer bem. “O homem precisa se cuidar para estar bem ao lado da sua família”, disse o secretário.