Fiocruz 116 anos: Ciência e saúde de excelência para o SUS

Fiocruz Brasília 1 de junho de 2016


foto noturna do castelo da FiocruzA Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completa hoje, em 25 de maio de 2016, 116 anos de história e atuação em favor da Saúde Pública brasileira, participando, em várias ocasiões de iniciativas decisivas.

A missão inicial do então Instituto Soroterápito Brasileiro, criado em 1900, era produzir soros contra a peste bubônica. Com a evolução da iniciativa, o instituto passou a ter a incumbência de combater, também, a febre amarela e a varíola. Ao longo do tempo e após muitas ampliações e transformações, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) passou a ser uma referência em saúde e ciência em nível internacional e continua a deixar sua contribuição fundamental para a saúde pública brasileira em momentos históricos igualmente significativos.

Assim tem sido durante a atual epidemia de zika vírus, quando a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participa do grupo de instituições mundiais capazes de produzir ciência para compreender o zika e, assim, contribuir para coibir suas consequências.

Assim foi, também, durante o período de constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, defendido com maior veemência na histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, de 1986, que antecipou o que viria a ser uma das maiores conquistas dos brasileiros para a saúde pública: o estabelecimento da saúde como um direito de todos e um dever do estado, na Constituição de 1988.

Para melhor compreender a importância dessa transformação para a sociedade, a Fiocruz dedica as celebrações de seus 116 anos a recordar a história da criação do SUS e relembrar ações e argumentos em favor deste sistema de saúde, que embora apresente grandes desafios, também representa grandes avanços para a saúde pública e a cidadania. 

Para saber mais, acesse abaixo os links selecionados em outros sites da Fundação, no Portal Fiocruz e no youtube.