A Feira de Soluções para a Saúde está chegando! Brasília sediará o evento entre os dias 27 e 29 de novembro e a programação inclui oficinas, mesas de negociação, hackatona, rodas de conversa, estandes, apresentações culturais e projetos inovadores. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site feira.agora.fiocruz.br. A programação completa também está disponível no endereço.
A sexta edição do evento tem como tema Transformação Digital na Saúde. Mais de oito mil pessoas já participaram das outras edições da Feira, que abordou o enfrentamento do zika vírus, saúde única para territórios saudáveis e sustentáveis, saúde digital, soluções em meio à pandemia de Covid-19 e agricultura familiar, sediadas na Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará e Natal, além de uma edição virtual.
Em entrevista, o pesquisador da Fiocruz Brasília e coordenador da Feira de Soluções para a Saúde, Wagner Martins, fala sobre a importância do tema, os benefícios da transformação digital para a saúde e apresenta o histórico do evento. Confira abaixo:
Que benefícios a transformação digital pode trazer à saúde das pessoas direta e indiretamente?
A transformação digital vai modificar o modo de como são organizados os serviços de saúde e estamos trabalhando para que isso ocorra respeitando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim sendo, melhoria no acesso e na resolução dos problemas com garantia de integralidade da atenção.
O que ainda falta para a transformação digital na saúde?
Isso é um processo que exige muita atuação dos diferentes atores do governo, empresas, academia, órgãos de controle e principalmente, da sociedade. Não se trata apenas de introdução de equipamentos, mas de uma mudança cultural, pois as inovações tecnológicas alterarão os processos e as relações de produção. Temos que estar atentos para que os princípios e diretrizes do SUS não se percam. No capitalismo a inovação é feita para ampliar a acumulação e nós queremos inovação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Saúde é Vida!
Quais são os principais desafios?
Garantir acesso universal à saúde com qualidade dos serviços de cuidado a saúde, segurança e privacidade dos dados, conectividade: internet com acesso universal, internet para todos.
Qual o diferencial dessa edição?
Estamos trabalhando com o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) capitaneando, dentro de um contexto de pandemia que acelerou a transformação digital, e o SUS implementa um política de saúde digital. Então o tema da Feira de Soluções para a Saúde é transformação digital na Saúde. A convergência está bem maior que as anteriores e nós estamos realizando em Brasília, trazendo uma visibilidade para o tema junto aos demais setores das políticas públicas.
A primeira edição da Feira de Soluções para a Saúde foi realizada em 2017. Como surgiu a proposta?
A Feira de Soluções para a Saúde surgiu da necessidade de enfrentamento da pandemia Zika e de conversar com os atores que estavam em movimento para buscar soluções industriais, de serviços, sociais e a academia. Assim, o projeto plataforma de Vigilância de longo prazo para a Zika e síndrome congênita, resolve implementar uma atividade em que pudéssemos conversar sobre as iniciativas em curso e aí surgiu a ideia de ser uma Feira de Soluções para a Saúde.
Como os temas foram escolhidos?
A Feira de Soluções é sempre organizada em parceria com alguma instituição e sempre com o tema relevante para a região onde vai ocorrer o evento e da conjuntura sanitária.
Quais foram os principais resultados das outras edições da Feira e produtos da hackatona?
Temos vários acordos firmados; projetos cooperativos em execução; banco com cerca de trezentas soluções; livro e artigo publicado.
Tem previsão para outras edições?
Nós somos sempre demandados, já que a Feira é um evento de modelo diferente dos demais, pois ele propicia que haja a reunião de todas as hélices da inovação (atores de diferentes segmentos) trazendo soluções, um importante ecossistema promotor de inovação para o Brasil. O Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) vai realizar seu Congresso anual em Porto Alegre e convidou a Fiocruz para realizar a Feira de Soluções para a Saúde com o tema One Health (Uma só saúde). O Congresso ocorre no meio do ano de 2024.
SERVIÇO:
6ª Feira de Soluções para a Saúde
Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2023
Local: Millenium Convention Center (Clube da Ascade – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília/DF)
Inscrições gratuitas e programação completa em feira.agora.fiocruz.br