Especialistas discutem temas emergentes para sistemas de saúde no mundo

Nathállia Gameiro 10 de junho de 2021


André Freire (Nethis/Fiocruz Brasília)


No dia 17 de junho, o XI Ciclo de Debates sobre Bioética e Diplomacia em Saúde realizará duas sessões: uma pela manhã e outra à tarde. As inscrições são gratuitas e haverá certificação da Escola de Governo Fiocruz Brasília


No próximo dia 17 de junho, o XI Ciclo de Debates está com uma programação imperdível. Pesquisadores do Brasil e de Portugal estarão reunidos para falar sobre emergências sanitárias, produção de medicamentos e imunizantes contra a covid-19, a experiência portuguesa em cuidados com populações negligenciadas e os desafios dos sistemas de saúde de países desenvolvidos e em desenvolvimento. As duas sessões acontecem no período da manhã e da tarde.

 

Com inscrições gratuitas, os debates serão transmitidos ao vivo no canal do Youtube da Fiocruz Brasília. Aqueles que acompanharem as sessões receberão certificado de participação emitido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília.


Confira a programação e inscreva-se:

17 de junho, quinta-feira, das 9h às 12h

A mesa será conduzida pelo ex-ministro da Saúde e pesquisador da Fiocruz, José Gomes Temporão. Participarão do debate o pesquisador Jorge Simões, professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, e a ex-ministra da Saúde de Portugal, Ana Jorge.

Jorge Simões analisará os sistemas de saúde de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Quais foram as últimas reformas implementadas nos sistemas de saúde de países desenvolvidos e quais foram os impactos da pandemia nessas reformas. Ana Jorge trará a experiência portuguesa na articulação entre saúde e segurança social para o desenvolvimento de ações preventivas, recuperadoras e paliativas de populações negligenciadas.

17 de junho, quinta-feira, das 14h às 17h

Participarão Mariângela Simão, diretora-geral da OMS para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos, e Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz. O diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss, fará a coordenação e moderação dos debates.

Mariângela Simão falará sobre os desafios para a produção de medicamentos e vacinas para a Covid-19 no mundo e os esforços empregados na busca de uma distribuição equânime desses insumos. O pesquisador Marco Aurélio Krieger abordará a experiência brasileira diante de emergências sanitárias.

Ciclo de Debates

O XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é promovido pelo Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) apoia a realização das sessões.