Diversas atividades marcam as comemorações dos 114 anos da Fiocruz em Brasília

Fiocruz Brasília 25 de junho de 2014


Aniversário da instituição foi comemorado na unidade da Capital Federal com o lançamento da “Campanha de Sustentabilidade e Consumo Sustentável”, palestra e atração cultural

No dia 25 de maio, a Fiocruz comemorou 114 anos, que consolidam sua atuação como instituição de referência nacional e internacional em saúde, ciência & tecnologia, ensino e inovação. Para celebrar a data, os funcionários da Fiocruz Brasília participaram, na tarde da última sexta-feira, 30 de maio, de diversas atividades.  

A comemoração foi iniciada com o lançamento da “Campanha de Sustentabilidade e Consumo Consciente”, iniciativa que tem como objetivo conscientizar os funcionários da Fiocruz Brasília a adotarem hábitos sustentáveis na utilização dos recursos da instituição, como por exemplo, água, luz, energia elétrica, ar condicionado, telefone, papel e copos plásticos, a fim de evitar o desperdício e consumo de forma irresponsável. 

Além disso, a campanha visa reforçar a atuação da Fiocruz em ações de responsabilidade socioambiental e contribuir para a integração de todas as áreas e setores da instituição. A iniciativa terá a duração de 12 meses, e a cada trimestre um tema distinto será abordado. 

A vice-diretora da Fiocruz Brasília, Iramaya Caldas ressalta que ficou feliz e se surpreendeu com o nível de mobilização dos funcionários e de como todos se engajaram na campanha. “Na Fiocruz, os trabalhadores estão criando a consciência sobre como temos que preservar a natureza. Não é só uma questão econômica, mas uma mudança de vida. A responsabilidade da Fiocruz é ainda maior, como instituição de saúde, de preservar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas”, afirma.

Para ela, a responsabilidade é de cada cidadão. “É obrigação de cada um preservar o meio ambiente, seja na economia de água e energia ou no uso consciente do ar condicionado. É um mundo que vamos deixar para as próximas gerações”, finaliza. 

 “Nós temos que levar em consideração a relação saúde e meio ambiente. A Fiocruz é uma instituição que trabalha com o conceito ampliado de saúde, por isso, é nossa responsabilidade nos atentarmos às questões referentes ao meio ambiente. Se no dia a dia conseguirmos mudar algumas de nossas atitudes, conseguiremos chegar ao resultado que esperamos e que seja condizente com o caráter da Fiocruz”, afirmou o coordenador da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília (Ascom), Wagner Vasconcelos, durante o lançamento da Campanha.

Bate-papo consciente
Em seguida, os trabalhadores da instituição participaram de um bate-papo com a analista ambiental do Ibama, Janaina Silva, e receberam orientações sobre o uso consciente da água, primeiro elemento que será trabalhado na Campanha.  

Janaina atribuiu o desperdício de água no Brasil ao não pagamento pelo consumo, já que a legislação brasileira estabelece que a água é um bem público e gratuito. “O que pagamos é toda a cadeia que é feita a partir da água, como tratamento e contribuição”, explicou.

Para a funcionária da Escola de Governo em Saúde da Fiocruz Brasília (EGS) Gisele Silva, muitas pessoas querem economizar água porque a sustentabilidade é um assunto está na moda, e não pela consciência. Ela afirmou que isso a preocupa muito, já que “a moda passa”. “A economia de água que temos que fazer não é só agora, é hoje, amanhã e sempre. Apesar de ser um ciclo renovável, água potável não vai durar para sempre”, afirmou.

Segundo Zane Steinmetz, da EGS, a educação e a mudança de hábitos são processos que acontecem a partir de experiências que vivemos ao longo da vida. “A apresentação da 

campanha me fez refletir, por isso acredito que esta discussão foi muito importante para mim. Eu nunca parei para me auto avaliar e dizer como me comporto. A educação das pessoas acontece continuamente, baseada nas ações que são desenvolvidas. Eu gostaria de parabenizar a Campanha, porque acredito elas precisam acontecer mesmo para a gente aprender a se educar. Tem que ser na prática, com a integração e participação de todos para virar um hábito, uma cultura. Essas campanhas cumprem esse papel de nos inserir essa cultura”, opinou.

Como parte da programação, os funcionários também participaram do plantio de ervas aromáticas com mensagens sobre como eles esperam encontrar a Fiocruz em 2015. As mensagens serão reveladas no aniversário de 115 anos da Fundação. Em seguida, assistiram a Ópera Don Giovanni, de Mozart, apresentada pelo maestro Artur Soares e cantores. 

Ao final das comemorações, um bolo foi cortado em homenagem ao aniversário, e os funcionários participaram de um coquetel.