Dia Mundial da Alimentação: não deixar ninguém para trás

Nathállia Gameiro 10 de outubro de 2022


Celebrado em diversas partes do mundo no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação busca refletir sobre o quadro atual da alimentação. A data está ancorada em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida e foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. 

A partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Dia Mundial da Alimentação de 2022 traz o desafio da redução das desigualdades, incluindo a segurança alimentar e nutricional no mundo. Em alusão à data, o Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da Fiocruz Brasília, realiza, no dia 19 de outubro, o seminário Dia Mundial da Alimentação – O princípio de não deixar ninguém para trás. O evento vai refletir sobre os avanços, retrocessos e estratégias para atingir os compromissos globais assumidos em 2015 em relação aos ODS para erradicar a fome, a pobreza, garantir a paz e permitir à população mundial uma vida digna e plena com sustentabilidade para o planeta.

A programação conta ainda com lançamento do e-book “Receitas de família incentivando uma alimentação adequada e saudável a partir do consumo de frutas, legumes e verduras: a experiência no território do Distrito Federal”, elaborado por meio da parceria entre o Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) da Fiocruz Brasília, e as secretarias de Saúde (SES/DF) e de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes/DF). 

 

A publicação marca uma das estratégias bem-sucedidas para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e representa uma importante iniciativa local para o alcance dos ODS, na medida em que contribui para sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. 

Participam do debate a vice-diretora da Fiocruz Brasília e coordenadora do Palin, Denise Oliveira e Silva, e o pesquisador Eduardo Nilson, abordando o tema: O Princípio de “Não Deixar Ninguém para Trás”. Em seguida, a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes/DF, Vanderléa Cremonini e a Gerente dos Serviços de Nutrição da SES/DF, Carolina Gama falam sobre a experiência bem-sucedida para promoção da segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal. 

Faça sua inscrição aqui.


Seminário Dia Mundial da Alimentação – O princípio de “Não deixar ninguém para trás” 
Dia:
19/10/2022
Hora:
15h às 17h
Evento híbrido – online e presencial