Curso (Re) Conhecendo o SUS: Construção, avanços e desafios do Sistema Único de Saúde

Fiocruz Brasília 21 de maio de 2018


Na próxima quinta-feira, 24 de maio, se encerra a formação (Re) Conhecendo o SUS: Construção, avanços e desafios do Sistema Único de Saúde. O curso formou 30 servidores do Ministério da Saúde, que desde o fim de março puderam conhecer mais sobre a história de construção do SUS, as responsabilidades dos gestores, trabalhadores e usuários, a importância da humanização das relações, bem como reflexões sobre as ações de saúde no Brasil. A partir das 8h30, os alunos apresentarão seus portfólios, que consolidam a trajetória de reflexões ao longo do curso. As apresentações serão na sala 6 da Escola Fiocruz de Governo (EFG). 

Organizado em quatro ciclos de 16 horas cada, e com base em metodologias ativas, o curso valorizou a construção do saber entre as pessoas da turma e suas experiências. Na programação, foram utilizados recursos como oficinas de trabalho, aprendizagem em equipes, viagens educacionais e situações problema para  que a formação e consolidação dos saberes fosse realizada de maneira mais lúdica. “Utilizamos materiais de visualização fácil como mapas conceituais e maquetes em uma abordagem que auxiliasse os trabalhadores a sair da postura passiva de estudante que apenas recebe o que o professor apresenta, ” afirmou a psicóloga Laura dos Santos Boeira. Além dela, outros dois psicólogos, Davi Bamblona e Marcel Carvalho, conduziram as atividades. Eles fazem parte da ONG Instituto Veredas, que trabalha com o fomento de tomada de decisão informada por evidências em política pública. 

O curso da EFG é um dos produtos da parceria entre a Fiocruz Brasília, por meio do Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (Lemtes), e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas. O coordenador do curso, Jorge Barreto, ressalta que a iniciativa conduzida pelo Lemtes fortalece as ações de capacitação do Ministério da Saúde. “Convidamos a comunidade para assistir à apresentação dos portfólios e conhecer os resultados desta formação por meio de metodologias ativas, que caracteriza esta expertise no âmbito da EFG” finaliza.