Cooperativa de Trabalho em Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão (EITA) / Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Fernanda Marques 1 de fevereiro de 2023


Iporã, PR

 

O projeto “O negócio tóxico do agro” consiste em uma estratégia de divulgação dos resultados da pesquisa “Agrotóxicos e violações de direitos humanos no Brasil: denúncias, fiscalização e acesso à justiça”, em que foram estudados 30 casos emblemáticos de violações de direitos em comunidades expostas aos agrotóxicos. A pesquisa traz recomendações sobre como denunciar as intoxicações e contaminações. Para fazer chegar essa informação ao máximo de territórios do campo, floresta e águas, a proposta é produzir um podcast em seis episódios sistematizando pontos estratégicos da pesquisa, sobretudo para populações camponesas, ribeirinhas, indígenas e quilombolas, que vivem e trabalham em territórios em disputa e que enfrentam barreiras históricas de acesso às políticas públicas. O objetivo é fortalecer a vigilância popular em saúde de populações expostas aos agrotóxicos, instruindo lideranças e dirigentes de movimentos e organizações populares.

 

A pesquisa e a pré-produção do podcast foram concluídas. Houve aquisições de equipamentos, e os roteiros e gravações estão em andamento. Com as vozes de pesquisadores e representantes das comunidades dos casos emblemáticos estudados, os episódios abordarão saberes científicos e populares sobre agrotóxicos, saúde, agroecologia e legislação, entre outros temas.

 

No ar a partir de 21 de fevereiro e com lançamentos semanais, o podcast será divulgado em plataformas como Deezer e Spotify, nas mídias sociais e, também, em grupos do WhatsApp.

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá