O Future Policy Award 2023 é uma premiação internacional para as soluções políticas mais eficazes que protegem as pessoas, especialmente as crianças, e o ambiente contra produtos químicos perigosos. A cerimônia de premiação foi realizada em 28 de setembro, em Bonn, Alemanha. O pesquisador do Programa de Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz Brasília, André Fenner, foi o único brasileiro que compôs o júri internacional. “Ser jurado deste prêmio marca o reconhecimento ao meu trabalho de 25 anos voltado às políticas públicas na área ambiental. Foi importante poder avaliar ganhos e experiências importantes de países, valorizando para que outros países adotem essas políticas em seus países”, ressaltou Fenner.
Especialistas de todo o mundo indicaram 40 políticas de 27 países, sendo 7 indicações da África, 13 da Ásia, 11 da Europa, 6 da América Latina e 3 da América do Norte. Mais de 30 especialistas auxiliaram na triagem e avaliação das nomeações, e dessas, quatro políticas públicas foram recomendadas pelos jurados, pois melhor cumprem os critérios de política de futuro justo e servem como exemplos inspiradores para os políticos de outros países ou regiões. Os países vencedores foram Ruanda, Dinamarca, Nepal e Vietnã.
O prêmio é apoiado por uma série de organismos internacionais: o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM), o Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), o Instituto das Nações Unidas para a Formação e a Investigação (UNITAR) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Este projeto é apoiado financeiramente pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) e pela Agência Ambiental Alemã (UBA).
Clique aqui para assistir à cerimônia de premiação.
Saiba mais sobre o processo de premiação, o Quadro de Legislação Justa para o Futuro, os membros do júri de 2023 e os vencedores da FPA de anos anteriores, neste link.