Comunidade Fiocruz indica socióloga Nísia Trindade para presidente

Fiocruz Brasília 28 de novembro de 2016


Pela primeira vez em 116 anos de existência, a Fiocruz deverá ser presidida por uma mulher – a socióloga Nísia Trindade. A eleição foi encerrada na última sexta (25/11) e a candidata obteve 2.556 votos (59,7 %). Em segundo lugar, ficou a pesquisadora Tania Araújo-Jorge, com 1.695 votos (39,6 %). Em seus discursos após o anúncio do resultado, ambas as candidatas ressaltaram a importância de, passadas as eleições, unificar a Fiocruz em prol do SUS e da saúde pública brasileira.

A comunidade Fiocruz em todo o país participou ativamente do processo eleitoral. No período de 23 a 25 de novembro, 4.415 servidores da Fiocruz compareceram às urnas para escolher o presidente da instituição para o mandato 2017-2020. A taxa de comparecimento às urnas foi de 82,1 %.

Ontem, o Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz homologou os nomes das candidatas que obtiveram o percentual exigido pelo Regimento da Fiocruz e pelo Regulamento Eleitoral, bem como a posição de cada uma na lista tríplice a ser encaminhada ao ministro da Saúde. Ao mesmo tempo, o CD deliberou a abertura de um novo (segundo e último) processo eleitoral, com novo período de inscrição de candidaturas – nos dias 29 e 30 de novembro, das 8h às 17h –, para eventual preenchimento da vaga remanescente para completar a lista tríplice.  O Regulamento Eleitoral está disponível no Portal Fiocruz. Clique aqui para acessá-lo ou por meio do link https://goo.gl/1yEk5s