Começa hoje a Campanha de Sustentabilidade da Fiocruz Brasília

Fiocruz Brasília 1 de setembro de 2014


A iniciativa tem como objetivo conscientizar todos os funcionários da instituição a adotarem hábitos sustentáveis na utilização dos recursos materiais da Fiocruz

Lançada em 29 de maio, na semana de comemorações pelo aniversário da Fiocruz, a Campanha da Sustentabilidade da Fiocruz Brasília realizou hoje sua primeira grande estratégia de mobilização. Como ação inaugural, foi realizada uma oficina ministrada pela professora Karen Oliva, do Programa de Educação, Cultura e Saúde (PECS), no Bloco Educacional da instituição, que falou sobre a água, um dos temas da campanha. O objetivo da oficina foi sensibilizar os participantes em relação ao uso consciente da água, tanto no trabalho quanto em outros espaços.

Karen falou sobre a distribuição dos recursos hídricos no planeta e no Brasil e apresentou dados estatísticos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o assunto. De acordo com a ONU, 25% da população mundial não têm água potável e 50% da água do planeta, que vai para as grandes cidades, é desperdiçada. Além disso, 58% dos municípios brasileiros não têm água tratada, e o consumo mundial de água dobra a cada 20 anos. “A água é um recurso limitado e o nosso grande desafio é pensarmos e agirmos para que não falte água potável para as próximas gerações”, salientou.

Em seguida, a palestrante conduziu uma atividade em grupos de trabalho a partir de textos referentes ao tema da oficina. Os grupos refletiram sobre as informações e apresentaram em uma cartolina o entendimento sobre o texto. A atividade resultou em diversas ilustrações e em um poema sobre os problemas que permeiam a falta de água.

Campanha

A “Campanha de Sustentabilidade e do Consumo Consciente” foi lançada aos trabalhadores da Fiocruz Brasília durante as comemorações dos 114 anos da Fiocruz, em maio passado. Em meio ao crescimento da instituição em Brasília, a preocupação com o meio ambiente motivou a elaboração da campanha, que terá 12 meses de duração.

A iniciativa, inédita na Fiocruz Brasília, tem como objetivo conscientizar todos os funcionários da instituição a adotarem hábitos sustentáveis na utilização dos recursos materiais da Fiocruz, a fim de evitar o desperdício e o consumo de forma irresponsável. Além disso, a campanha busca contribuir para a integração de todas as áreas e setores da instituição; provocar uma mudança gradual de atitude, mais responsável e sustentável; associar o nome Fiocruz às ações de responsabilidade socioambiental, e racionalizar impactos financeiros gerados pelo uso de tais insumos.

Nesse sentido, a cada dois meses, um tema específico será abordado pela campanha – água, papel e copos plásticos, telefone e energia elétrica. A abordagem aos temas será vinculada aos quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo.

A campanha conta com uma série de estratégias que possam garantir a mobilização e o engajamento dos trabalhadores ao longo de toda a ação. Entre elas, uma das mais interessantes é a criação da Liga da Sustentabilidade, um grupo formado por quatro trabalhadores de diferentes áreas, que periodicamente percorrem todas as áreas para orientar e estimular as pessoas a adotarem posturas e práticas sustentáveis. A partir destas visitas, selos serão entregues às áreas, indicando de que forma têm se articulado em prol da sustentabilidade.