A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (RedeBLH-BR), coordenada pela Fiocruz, está pedindo doações urgentes para os bancos de leite humano espalhados em todo o país, pois os estoques estão muito baixos. Segundo dados da RedeBLH-BR, de janeiro a 10 de fevereiro de 2015 foram coletados apenas 7.075 litros de leite humano em todo o país, contra a média mensal de 14.796 litros em 2014. Para se ter uma ideia da redução apresentada neste início de 2015, a média de receptores por região no período – 6.006 – representa 42% se comparada à média mensal de 14.279 receptores em 2014.
Alimentação de qualidade
Cada vez mais, a importância da amamentação é reafirmada em estudos feitos pelo mundo inteiro. Segundo matéria publicada no Jornal O Globo (6/02/2015), em um estudo divulgado na revista “Frontiers in Microbiology Cellular and Infection”, os pesquisadores da Escola de Medicina e da Faculdade de Artes e Ciências da Carolina do Norte descobriram que “a dieta de um bebê durante os primeiros meses de vida tem profunda influência sobre a composição, a diversidade e a estabilidade do microbioma intestinal. Esses fatores, por sua vez, atuam na capacidade do organismo infantil de efetuar a transição do leite para alimentos sólidos, e pode ter efeitos na saúde a longo prazo”. Os pesquisadores acreditam que bebês que forem amamentados poderão ter menos riscos de síndrome metabólica, diabetes, obesidade e até doença celíaca, causada pela intolerância ao glúten.
A doação pode ser feita por mulheres que estão amamentando e produzem um volume de leite além da necessidade de seu bebê, são saudáveis e não utilizam medicamentos que impeçam a doação. Para doar no estado do Rio de Janeiro, basta ligar para 08000-268877. Em outros estados, entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo de sua residência ou fazer uma consulta ao site da RedeBLH.