Cadastro de inovações aplicadas à Zika, Dengue e Chikungunya está aberto

Fiocruz Brasília 28 de junho de 2017


Testes rápidos para detecção de dengue, zika e chikungunya. Aplicativos para a população identificar, pelo celular, onde há foco do mosquito Aedes Aegypti. Atividades para capacitar mães de crianças com microcefalia. Formação sobre o cuidado com as arboviroses para trabalhadores do SUS. Essas e outras iniciativas serão apresentadas em Salvador – BA, de 8 a 10 de agosto na Feira de Soluções para a Saúde – Zika.  


Os detalhes de cada uma destas soluções estão disponíveis no site do evento www.feirazika.unb.br, e foram registradas ali pelos seus próprios idealizadores. Aos poucos, todas as iniciativas cadastradas vão compondo um banco de dados aberto e público, acessível online. Os cadastrados no site podem não só visualizar as iniciativas, mas também interagir com os responsáveis por elas. 


São consideradas soluções em saúde iniciativas ou experiências realizadas no setor público ou privado e que trazem inovações aplicadas à Zika, Dengue e Chikungunya, no combate aos vetores e à Síndrome Congênita do Zika. O diferencial da Feira é que as soluções não se restringem ao âmbito técnico – científico, abarcando também soluções desenvolvidas por serviços de saúde, famílias, comunidades, movimentos sociais e outros segmentos interessados no tema. 


Pessoas e instituições que tenham alguma experiência relacionada às  arboviroses podem participar. Para isso, é preciso se cadastrar no site e, em seguida, se inscrever na página da Feira Nordeste, acessível neste link. https://blog.feirazika.unb.br/feira-nordeste/  . Isso porque estão previstas outras edições da Feira, uma em cada região brasileira. Durante a inscrição, é possível que o participante opte por apresentar uma solução para a saúde como os exemplos acima. Cada inscrito receberá um e-mail de confirmação de inscrição no evento ou de inscrição de iniciativa.
O cadastro de soluções está aberto até o dia 14 de julho. Tanto o cadastro de iniciativas quanto a inscrição na Feira são ações realizadas online e rapidamente, de forma gratuita.  

As feiras fazem parte do projeto Plataforma de Vigilância de Longo Prazo para Zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, financiado pelo Ministério da Saúde e Fiocruz. Em Salvador,  a Feira Soluções para a Saúde – Zika incorpora parceiros importantes como a Universidade de Brasília (UnB), o  Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região (Crefito1), o Conselho Nacional das Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),  o Fundo das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (Onu Mulheres), o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), o Unicef, a Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (Renezika),  o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Cimatec) e Sistema Fieb.  Esta iniciativa conta com o patrocínio da Organização Panamericana da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e os seguintes órgãos do Ministério da Saúde: Departamento de Ciência e Tecnologia, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos e Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde.  


Clique aqui e saiba mais sobre a primeira edição da Feira de Soluções para a Saúde – Zika. O evento é coordenado pela Fiocruz Brasília e pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia (Cidacs).