British Council e Fiocruz lançam edital para estudos sobre zika

Fiocruz Brasília 14 de julho de 2016


Com apoio das Fundações de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Paraíba, chamada do programa ‘Institutional Links’ financiará até dez propostas no país. Edital fica aberto até 12/9

O British Council, a Fundação Oswaldo Cruz e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Pernambuco (Facepe), Ceará (Funcap), Alagoas (Fapeal) e Paraíba (Fapesq) lançaram a nova chamada do programa Institutional Links com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil.

(Saiba mais sobre o edital)

Esta chamada visa incentivar parcerias entre instituições localizadas nos estados elegíveis e instituições britânicas de ensino superior e/ou pesquisa, dentro do tema vírus zika, a ser abordado de forma interdisciplinar, envolvendo pesquisa aplicada e tendo como foco central o desenvolvimento de capacidades para responder ou prevenir os impactos sociais da síndrome congênita do zika no Brasil.

A chamada financiará até dez propostas, com orçamento mínimo de £ 50.000 (cinquenta mil libras) ou £ 65.000 (sessenta e cinco mil libras esterlinas), dependendo do estado, e máximo de £ 100.000 (cem mil libras esterlinas). O edital fica aberto até o dia 12/9, ao meio-dia do horário de Brasília.

As propostas devem ter duração entre 18 e 24 meses e atender ao menos a uma das temáticas do escopo, que incluem metodologias, protocolos e programas de treinamento para os profissionais de saúde, pesquisadores de diversas disciplinas e diferentes setores da comunidade, todos envolvidos ou impactados pelo zika, buscando diminuir os impactos na saúde e sociais deste vírus.

Entre cinco e sete propostas deverão ter como proponentes (coordenadores principais do projeto) somente pesquisadores seniores ou servidores da Fiocruz em atividade de pesquisa na instituição. Os pesquisadores devem demonstrar a relevância do seu trabalho nos temas da chamada e estar alinhados ao Plano Fiocruz para Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Devem apresentar produção científica e/ou técnica compatíveis com a missão da Fiocruz, as linhas de pesquisa, sob a forma de publicações, teses, capacitações, serviços, patentes.

Confira o edital.


Com informações do British Council.