Bolsista do PEPTS ganha 7° RAIC

Fiocruz Brasília 29 de maio de 2017


A bolsista Brenda Omena, do PEPTS – Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde, venceu o 7ª RAIC – Reunião Anual de Iniciação Cientifica da Fiocruz Brasília com o trabalho  “Barreiras e facilidades de intervenções para redução de abandono de tratamento em população em situação de rua: síntese de diálogo deliberativo”. O segundo lugar foi da aluna Francisca Silva, do Colaboratório, que apresentou “Clube do Jardim – Comunidade de Práticas Agroecológicas e sustentáveis”, sendo vencedor do terceiro lugar Rafael Dias Morais, do PEPTS, com “Contribuições da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) para o SUS no DF”.

Derrubar “muros”, aproximar da comunidade, atrair estudantes do ensino médio para participar de projetos são alguns dos desafios das instituições de ensino superior apontados por Muna Odeh, professora do Departamento de Saúde Coletiva e membro do Comitê Institucional Gestor do Programa de Iniciação Científica da UnB, na palestra de abertura do RAIC. “Bolsas como o PIBIC são importantes, mas é necessário ir além e “encantar” o estudante para que não fique apenas numa revisão bibliográfica”, afirmou Odeh.

Citou iniciativas de universidades, como o projeto “Mão na Massa” do Centro de Excelência das Ciências Exatas, da Federal de São Carlos (SP) que incentiva a busca de conhecimentos sobre física e química por intermédio da distribuição de kits e presença de professores em escolas da região. O projeto da Unicamp, cujos professores das áreas de Química, Física e Matemática, atuam na formação de professores para o ensino médio.

Fabiana Damásio, diretora da Escola Fiocruz de Governo, destacou a importância de valorizar projetos de iniciação científica para formação de novos pesquisadores pois são muitas as questões sociais. Observou ser o RAIC um espaço de diálogo, de troca de conhecimento e uma oportunidade de aproximar os projetos de pesquisa da realidade.

O vice-diretor da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, ressaltou a atividade de iniciação científica como um espaço de quebra de paradigmas. Segundo ele, a participação de um número maior de estudantes, a cada ano,  reforça o compromisso da Escola Fiocruz de Governo na realização da RAIC e vinculação desses estudantes às atividades de pesquisa da Fiocruz Brasília.

A 7ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz Brasília foi realizada no dia 26 de maio, com apresentação de oito diferentes pesquisas das seguintes áreas: PEPTS – Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde, dois bolsistas do PALIN – Programa Alimentação, Saúde e Cultura, um da Assessoria de Comunicação – Ascom e um do Colaboratório de Ciência Tecnologia e Sociedade.