O trabalho da Fiocruz em prol de uma visão integrada de um sistema de educação e articulação com várias instituições e redes de conhecimento foi destacado pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, durante abertura do ano letivo da Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília (EFG), na última terça-feira (27/3). “Reforço o papel que a Fiocruz Brasília tem, articulada com outras ações da Fundação e nas políticas intersetoriais. A EFG não forma os alunos apenas para técnica e para o conhecimento especializado, mas com uma visão de valores e cidadania”, afirmou.
A presidente destacou, ainda, os desafios colocados pela sociedade do conhecimento aos pesquisadores e instituições, em busca de articulação com dimensão de valores, práticas sociais e subjetividade, diante do cenário de mudanças no campo da ciência, tecnologia e inovação.
A trajetória da EFG foi relembrada pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, que afirmou que a instituição continuará com o projeto de construção de um país soberano, democrático e com menos desigualdade, uma educação que transforme a realidade, e a Escola como espaço de debate político e interlocução com o território.
Além de Nísia e Fabiana, integraram a mesa de abertura o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação e secretário-executivo da UNA-SUS, Manoel Barral Netto, a diretora-executiva da EFG, Luciana Sepúlveda, e o representante dos alunos de pós-graduação da EFG e egresso do Mestrado, Andrey Roosevelt.
A diretora-executiva da EFG, Luciana Sepúlveda, definiu ser, o início do ano letivo, um momento importante por reunir todas as pessoas que fazem a Escola para pensar o futuro: trabalhadores da casa, estudantes que iniciarão o percurso formativo na Escola e os que estão concluindo a formação, além de profissionais que participam de eventos promovidos pela Fiocruz Brasília.
Sepúlveda destacou o crescimento da Escola nos últimos sete anos, consolidando e ampliando a oferta de cursos e a atuação na gestão em saúde, formação continuada, assistência, segurança alimentar, bioética e outros setores. Como exemplo, citou a quarta turma do Mestrado, que teve 589 inscrições homologadas e 90 mestrandos matriculados. A primeira turma ofereceu 20 vagas.
Como desafio, citou a inclusão e o cumprimento da missão de fortalecimento do propósito público. “Uma escola é um espaço de transformação e temos o compromisso com a qualidade dessa transformação, que deve se refletir na maneira como nós conduzimos nossas vidas profissionais”, disse.
Para Manoel Barral, a sala de aula é muito mais que transmissão verticalizada do conhecimento, mas uma forma dialógica de construção do conhecimento para melhoria do sistema educacional. O vice-presidente destacou que toda educação na Fiocruz deve se preocupar com os aspectos mais humanos na sociedade e reflexão sobre a ética e bioética.
O compromisso da instituição com a sociedade também foi destacado pelo ex-aluno da terceira turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas de Saúde Andrey Roosevelt. Para ele, a Fiocruz é ousada por lançar editais de cursos todos os anos para qualificar não só os nossos profissionais, mas também aqueles que já atuam na saúde pública, no momento em que o Brasil atravessa dificuldades com cortes nos investimentos sociais, na educação, tecnologia, ciência. “O compromisso da Fiocruz não é só com a educação e com a saúde, mas também com a sociedade, através também dos seus projetos de extensão e de pesquisa que contribuem com uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou.
Após a abertura, teve início a conferência com o economista e professor da PUC de São Paulo, Ladislau Dowbor. Confira a matéria completa.
Vivências Integradoras
“A EFG representou, para mim, a oportunidade de continuidade do trabalho no SUS”; “foi um momento gratificante de oportunidade profissional e pessoal”; “a Fiocruz abre um leque de oportunidades” integram trechos de alguns dos relatos dos egressos de cursos da Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília (EFG). Os depoimentos compõem o vídeo Vivências Integradoras, produzido pela Assessoria Pedagógica da EFG e apresentado durante a Aula Magna, na última terça-feira (27/3). Confira o vídeo abaixo