A primeira aula da nova especialização da Fiocruz Brasília já tem data e hora marcadas. Será no dia 8 de agosto, próxima segunda-feira, às 18h, no auditório da Fiocruz Brasília e com transmissão pelo canal da instituição no Youtube.
Trata-se da inauguração do curso de Transformação Digital na Saúde, coordenado pelo Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade em parceria com o Centro de Integração de Dados e Conhecimento para a Saúde (CIDACS). O curso, que tem duração de 484 horas, tem como público-alvo trabalhadores da saúde e de outras áreas com atuação correlata às Políticas Públicas de Saúde.
Quem vai inaugurar a sala de aula da turma de 60 alunos é o pesquisador da Fiocruz Bahia e coordenador do CIDACS, Maurício Barreto, que atualmente investiga o papel das políticas de proteção social na saúde utilizando uma base de dados de 100 milhões de brasileiros. Barreto é médico, mestre em saúde pública e doutor em epidemiologia e a aula terá como tema “Uso de dados, transformação digital e as ciências da saúde”.
O curso vai aprofundar conhecimentos técnico-científicos e estimular habilidades para pesquisa e desenvolvimento de processos, produtos e metodologias, bem como fomentar discussões sobre o tema com especialistas, gestores públicos, profissionais e usuários dos sistemas de saúde.
O curso de especialização tem entre os objetivos a formação de profissionais para que possam reconhecer a importância de socializar todas as tecnologias digitais que podem e devem servir para a melhoria e acesso à saúde de todos os brasileiros; elaborar projetos educativos orientados aos profissionais de saúde sobre as tecnologias e os preceitos bioéticos que envolvem todas as abordagens da Saúde Digital, inclusive os rastreamentos de surtos de doenças por meio de inteligência cooperativa; unificar informações como medicamentos, consultas, exames por meio de integração de softwares e dispositivos eletrônicos; além de conhecer e utilizar as diversas tecnologias da informação para o monitoramento da saúde da população do Brasil de acordo com os princípios éticos e bioéticos.
Algumas das disciplinas ministradas no curso são: Princípios e Diretrizes do SUS; Gestão Estratégica da Saúde Digital; A Estratégia de Saúde Digital no Brasil; As Tecnologias 4.0 sua Aplicação na Área da Saúde; Limites de atuação na unidade do profissional em Saúde – IA; entre outros.
Dentre os egressos desta primeira turma da Especialização em Transformação Digital na Saúde, até 10 poderão ser selecionados para integrar uma futura turma especial do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo de Fiocruz – Brasília.
Clique aqui para saber mais sobre a nova especialização da Fiocruz Brasília