Alimentação e Cultura na Saúde no âmbito da Saúde Pública é tema de encontro no México

Fiocruz Brasília 1 de outubro de 2015


Denise Oliveira, pesquisadora da Fiocruz Brasília profere conferência de abertura  

“Aspectos sócio culturais da alimentação para a Saúde Pública” é o tema da conferência magna que a pesquisadora Denise Oliveira, coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (PALIN) da Fiocruz Brasília vai proferir na abertura do II Encontro de Investigação e Serviço do Departamento de Atenção à Saúde da Universidade Autônoma Metropolitana, unidade Xochimilco, na cidade do México, que acontece nos dias 08 e 09 de outubro.

“O evento vai aprofundar a vinculação da Alimentação e Cultura com a Saúde Pública, pois tradicionalmente, a discussão permeou os campos da sociologia e antropologia”, observa a pesquisadora. Ela explica que o objetivo da sua ida ao México é mostrar a experiência brasileira de discussão sobre hábitos alimentares no Brasil pelo enfoque da saúde pública e mostrar como o Brasil tem atuado na pesquisa acadêmica na política pública.

Destaca que os países latino-americanos têm uma herança ancestral de consumo de alimentos saudáveis e ricos, exemplo do milho, advinda das culturas inca, asteca, maia e outras. No entanto, atualmente ocorre uma negação dos hábitos alimentares locais a favor dos “fast food” o que tem ocasionado impactos significativos como aumento na incidência de doenças – diabetes, obesidade, doenças do coração e outras nos países latino-americanos. Outro fenômeno citado foi a exportação de alimentos in-natura e a importação de processados com excesso de sódio, gorduras e conservantes.

“Quero mostrar que nós, latino-americanos temos em nossa bagagem cultural alimentar as soluções para a superação da problemática alimentar atual ”, afirma Denise. 

No encontro, também estarão na pauta a constituição da Rede Latina de Alimentação e Cultura para Saúde Pública e a criação de uma revista eletrônica sobre o tema.  O Brasil foi pioneiro na constituição de uma rede interinstitucional que hoje congrega 09 universidades brasileiras e 03 internacionais.

Denise coordena atualmente a Rede Interinstitucional de Alimentação e Cultura no Brasil e foi recentemente liderar a equipe de pesquisadores para a construção de uma rede na América Latina. Para levar os propósitos do projeto a outros lugares do mundo, Denise destaca que o Brasil foi pioneiro na rede e no observatório de hábitos alimentares.