A quarentena na Covid-19: orientações e estratégias de cuidado

Fernanda Marques 23 de abril de 2020


Já está disponível mais uma cartilha da série “Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19”, elaborada por pesquisadores colaboradores do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), sob coordenação de Débora Noal e Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília. A nova cartilha aborda orientações e estratégias de cuidado na quarentena. 

 

“As medidas de isolamento social, embora baseadas em evidências científicas e essenciais para a proteção da saúde da população, podem impactar a saúde mental daqueles que as experienciam. Nesse sentido, é importante avaliar as possíveis consequências psicológicas dessas medidas e propor estratégias de promoção da saúde mental e de atenção psicossocial a curto, médio e longo prazo”, avaliam os autores.

 

Com o objetivo de favorecer a adaptação aos desafios impostos, a cartilha elenca algumas estratégias que podem ser adotadas, conforme as necessidades individuais e coletivas. “É necessário observar que essas recomendações estratégicas não devem assumir um caráter obrigatório e, sobretudo, devem ser adaptadas às condições de cada família”, advertem pesquisadores. Acesse o documento e confira: Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19 – A quarentena na Covid-19 – orientações e estratégias de cuidado.

 

Para conhecer as outras cartilhas da série já publicadas, clique aqui.