Inovações digitais no controle de doenças é tema de debate

Fiocruz Brasília 14 de setembro de 2023


No dia 21 de setembro, a partir das 14h, o terceiro seminário do 26° Ciclo de Debates do Nethis discute as perspectivas e os desafios para o uso das inovações digitais na vigilância e no controle das doenças crônicas. O seminário será transmitido ao vivo em nosso canal no YouTube. E haverá certificação emitida pela Escola de Governo Fiocruz Brasília aos inscritos que acompanharem a atividade. Faça sua inscrição!

Como ponto de referência para as discussões, o Ciclo de Debates traz duas experiências distintas. A primeira, nos Estados Unidos, onde uma pesquisadora utilizou tecnologias digitais, em nível comunitário, na vigilância e no cuidado clínico em DCNT. As implicações para o avanço da equidade em saúde é um dos aspectos que serão debatidos nesse caso.

A segunda experiência vem do Uruguai. Lá, foram empregados diferentes sistemas de informação para analisar as tendências de um grupo de doenças crônicas na população total país. O aprimoramento da vigilância epidemiológica, especialmente para enfermidades de alta complexidade e custo, será o foco dessa apresentação.

Confira abaixo a composição da mesa de debate.

Expositores:

– Irene Dankwa-Mullan, professora adjunta do Departamento de Política e Gestão de Saúde da George Washington University (EUA);

– Alicia Ferreira Maia, professora da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Faculdade de Medicina da Universidad de la República (Uruguai).

Moderação:

– Felix Rigoli, consultor sênior do Nethis/Fiocruz Brasília e coordenador do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia). Essa atividade integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia), projeto interinstitucional do Nethis/Fiocruz Brasília com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da USP e com o Departamento de Saúde Coletiva (DSC/FS) da UnB.

Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br