A quinta edição da Feira de Soluções para a Saúde, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já tem data e local: de 15 a 19 de junho, em Natal (RN). O evento contará com a parceria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e integrará a programação da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), também chamada de A Grande Festa da Colheita.
A proposta da FENAFES é funcionar como uma vitrine da produção dos nove estados do Nordeste brasileiro, envolvendo agricultores e agricultoras familiares, cooperativas, associações, comunidades tradicionais, movimentos camponeses e sindicais. A Feira irá expor, divulgar, comercializar e promover negócios. Entre seus objetivos, estão incentivar o intercâmbio de conhecimentos científicos e populares e discutir políticas públicas em agricultura familiar e economia solidária.
Nesse contexto, a 5ª Feira de Soluções para a Saúde, realizada pela Fiocruz e a Contag, tem como foco a ciência cidadã. Ela busca identificar, articular e fomentar projetos, seus atores e tecnologias com vistas à promoção da saúde nos territórios, bem como à educação em saúde e à cooperação sociotécnica.
A programação da 5ª Feira de Soluções para a Saúde terá seminário, pôsteres e hackathon. Estão previstas oficinas e rodas de conversa sobre temas como plantas medicinais, quintais agroecológicos, produção orgânica, sustentabilidade, saneamento rural, manejo das águas, energia, vigilância popular em saúde, Atenção Primária à Saúde (APS), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), gastronomia popular, segurança alimentar e combate à fome.
Dentro da FENAFES, os estandes da Fiocruz e da Contag serão espaços de diálogo. O objetivo é debater soluções em saúde para a melhoria das condições de vida das populações, em especial as do campo, das florestas e das águas, a partir da articulação interinstitucional, da gestão democrática das políticas públicas e da construção coletiva com os movimentos sociais.
Para atingir esse objetivo, o evento conta com as experiências das Feiras anteriores. A primeira, em 2017, na Bahia, foi direcionada ao enfrentamento da zika. O escopo da Feira foi, então, ampliado para outras questões de importância sanitária. Em 2019, houve eventos no Rio Grande do Sul e no Ceará. A quarta e última edição, em formato virtual, ocorreu em 2020, com destaque para saúde digital e questões relacionadas à pandemia de Covid-19.
Juntas, as quatro Feiras já realizadas somaram cerca de 7.900 inscritos e mais de 280 soluções para a saúde cadastradas, entre soluções de serviço, sociais e industriais, em áreas como vigilância em saúde, combate a vetores de doenças, prevenção, diagnóstico, cuidado, tratamento e gestão.
Siga as redes da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES): Facebook, Instagram e Twitter.