Agenda 2030: Fiocruz debate sustentabilidade na reunião da CNODS

Fiocruz Brasília 18 de março de 2024


Secretaria-Geral da Presidência da República


Desde a sua criação, no final do ano de 2023, a Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS) realiza sua segunda reunião ordinária no auditório da Fiocruz Brasília. O encontro acontece entre 18 e 20 de março e tem como objetivos preparar o planejamento estratégico 2024-2026, elaborar um documento base para o plano de trabalho da CNODS e criar câmaras temáticas para implementar a Agenda 2030 no Brasil.

 

A abertura da reunião contou com a presença da secretária executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Mafort, representando o ministro-chefe da SG, Márcio Macêdo que participava da Reunião Interministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante sua participação na abertura do evento, a secretária-executiva da SG fez questão de lembrar os feitos da CNODS até aqui mas também apresentou o que se espera para o ano de 2024. “Para esse ano, as prioridades que queremos ter na CNODS, claro que em parceria com a sociedade civil, é fortalecer a governança da CNODS, dar passos largos para fortalecer o ODS 18, abraçar de fato a territorialização dos ODS e que a gente possa ter a agenda 2030 na boca do povo, fazendo a popularização desse tema e nos envolver na agenda internacional, seja no G20, fazendo a trilha social proposta pelo presidente Lula”, afirmou Mafort.

 

A CNODS pretende ainda apresentar, aos participantes da reunião, proposta de regimento interno, fazer informe da produção das metas e dos indicadores do ODS 18 que serão definidos em diálogo com a sociedade civil e também discutir a criação de câmara temática dos povos e comunidades tradicionais.

 

Coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, Paulo Gadelha também participou da abertura da reunião da CNODS e ressaltou a conjuntura especial em que o Brasil está neste momento em relação aos temas dos ODS. “O Brasil está numa conjuntura muito especial porque tem um protagonismo enorme com relação a esses temas. A iniciativa do presidente Lula em relação ao G20, com relação ao movimento de aliança global para a fome e a pobreza, a questão do clima que é essencial na sua relação com a agenda 2030, com a perspectiva da COP 30 e a questão da paz onde o presidente Lula tem tido uma agenda muito importante”, disse Gadelha.

 

A reunião segue com programação até o dia 20 de março quando serão apresentados e votados o planejamento e o documento base do plano de trabalho da CNODS.

 

Confira aqui as fotos da abertura da reunião. 

LEIA TAMBÉM