Seminário debate política de drogas e redução de danos

Fiocruz Brasília 18 de março de 2024


Nesta quarta-feira, 20 de março, das 14h30 às 17h, será realizado na Fiocruz Brasília o Seminário Internacional Brasil e Moçambique: Política de Drogas e Redução de Danos, organizado no âmbito da cooperação técnica entre a Escola Livre de Redução de Danos (Brasil) e a Rede Nacional de Redução de Danos de Moçambique (Unidos), na África, para aproximar as experiências de políticas de cuidados e direitos humanos para pessoas que usam drogas nos dois países.

 

O evento conta com a parceria do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília e tem como objetivo ampliar o debate sobre as práticas realizadas nos diferentes contextos no Brasil e Moçambique. Aberto a todos os interessados em discutir o tema, o seminário presencial acontece no auditório interno da nossa unidade. Clique aqui para realizar sua inscrição na atividade.

 

Participam da atividade como debatedores Graziela Barreiros, integrante do Nusmad da Fiocruz Brasília; Manuel Condula, da Rede Unidos; Eulália Chauque e Stélio Craveirinha, da Rede Nacional de Ajuda a Mulheres que Usam Drogas (MOZMUD) de Moçambique; e Rafael West, da Escola Livre de Redução de Danos. O evento terá uma mesa de abertura com a presença de Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília; André Guerrero, coordenador do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Nusmad); Livia Casseres, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ingrid Farias, da Escola Livre de Redução de Danos; Mariana Andrade, da Coalizão Negra por Direitos e Andréa Domanico, pesquisadora e redutora de danos.

 

Visita ao Brasil

Representantes da organização moçambicana visitaram, pela primeira vez, o Brasil nesta segunda-feira (18/3) para conhecer o centro de convivência para pessoas em situação de rua e o trabalho da Escola Livre de Redução de Danos junto a pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas em contexto de vulnerabilidade social. O espaço é de baixa exigência e fica localizado na área central da cidade do Recife. Também está marcado um encontro com organizações e grupos da sociedade civil com atuação em Pernambuco.

Na terça-feira (19/3), durante o dia, é a vez dos visitantes conhecerem os serviços de saúde e assistência social de atendimento a pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas. Está programada também visita ao Programa Atitude Mulher e Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação em Alcoolismo (CPTRA). À noite, acontece o Seminário Internacional Brasil e Moçambique: Política de Drogas e Redução de Danos. O evento será realizado no auditório do Sindicato dos Bancários, na avenida Manoel Borba, centro do Recife.

Na quarta-feira (20/3), a comitiva moçambicana chega a Brasília. É a vez do Seminário Internacional Brasil e Moçambique: Política de Drogas e Redução de Danos ser realizado no Distrito Federal. Na quinta-feira (21/3), pela manhã, integrantes da Rede Unidos terão visitas aos gabinetes de parlamentares com compromisso com os direitos humanos. À tarde, participam de reunião no Ministério da Justiça e Segurança Pública na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), com representantes do Poder Executivo e sociedade civil.

 

A visita da comitiva do país africano ao Brasil deu início à Semana Brasil e Moçambique, ação inédita da sociedade civil com foco no advocacy e fortalecimento da saúde pública e dos direitos humanos dos dois países. “A guerra às drogas se revela, na verdade, uma guerra a determinados grupos sociais e territórios. Isso exige uma abordagem contemporânea das relações políticas e diplomáticas. Essa cooperação internacional, portanto, tem o objetivo de propor soluções possíveis”, analisou a pesquisadora Ingrid Farias, também diretora-executiva da Escola Livre.

 

“Brasil e Moçambique compartilham um passado de colonização portuguesa e possuem laços diplomáticos desde 1975, ano da independência moçambicana. O termo de cooperação assinado pela Escola Livre de Redução de Danos e Rede Unidos deu mais um passo em direção ao fortalecimento das relações bilaterais entre esses dois países do sul global” contextualizou o psicólogo e consultor Rafael West, um dos coordenadores da Escola Livre e titular do Conselho Nacional de Política sobre Drogas (Conad) representando a organização.


A realidade moçambicana

Moçambique é um país localizado no sudeste da África, banhado a leste pelo oceano Índico. Assim como outras nações da África Subsaariana, enfrenta problemas socioeconômicos decorrentes de um passado recente de colonização. Foram dez anos de resistência armada contra a colônia. Após a independência, o país mergulhou numa guerra civil que durou quase 20 anos, até meados da década de 1990.

Além de elevados indicadores de pobreza e analfabetismo, Moçambique vivencia hoje outro fenômeno social: o aumento do número de pessoas que usam drogas injetáveis. Este crescimento também foi constatado em outros países do sul global, como registra o Relatório Mundial sobre Drogas 2023, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

“Realidades complexas exigem da sociedade e governo respostas assertivas, orientadas por diretrizes técnicas. Por isso, a importância da expansão do programa de redução de danos em todo território nacional moçambicano, com foco também na distribuição gratuita de seringas e metadona, opióide usado no tratamento de usuários de heroína”, defende Rafael West. “O intercâmbio entre Brasil e Moçambique será fundamental para o compartilhamento de experiências, pesquisas, conhecimento e instrumentos jurídicos”, complementa Ingrid Farias.

Serviço:

Local: Auditório interno da Fiocruz Brasília 

Data: 20 de março de 2023

Horário: 14h30 às 17h

Endereço: Auditório Interno – Av L3 Norte s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba, Brasília/DF

Evento Gratuito, participação apenas mediante inscrição. Clique aqui para se inscrever.

 

LEIA TAMBÉM