Papel de mulheres negras em práticas antirracistas

Fiocruz Brasília 12 de março de 2024


Carín Nuru (Cedipa/Fiocruz)

 

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz) promove no dia 19 de março, às 9 horas, a roda de conversa Mulheres negras por uma sociedade antirracista, que integra a programação da campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo. Realizado na sala 410 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no campus Manguinhos, com transmissão on-line pelo canal da Fiocruz no YouTube, o encontro visa debater o espaço das mulheres negras no diálogo sobre a pauta antirracista na sociedade. 

A roda de conversa reunirá como debatedoras: Eliane Barbosa, da Fundação Getúlio Vargas-SP/Unilab Brasil; Marly Cruz, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/Ensp/Fiocruz); Flavia Diniz, da Frente Popular da Mulher com Deficiência; e Jaqueline Gomes de Jesus, do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/Ensp/Fiocruz). A mediação será realizada pela coordenadora do eixo de Relações Étnico-Raciais da Cedipa, Roseli Rocha. Além disso, está prevista a realização de uma homenagem a Dona Maria Soares, militante pelos Direitos Humanos que completará 100 anos em 2024, sendo um momento especial de reconhecimento e valorização da sua história para a luta do movimento negro. 

Para Roseli Rocha, a roda de conversa é estratégica para discutir e ampliar a conscientização sobre as questões que envolvem as mulheres negras na sociedade. “A atividade busca demarcar bandeiras de luta na perspectiva de construção de nova sociabilidade, fundamentada por princípios éticos de valorização da diversidade e de enfrentamento às desigualdades históricas de gênero e raça na sociedade brasileira. A Fiocruz tem buscado, através de ações institucionais, reduzir as desigualdades decorrentes do sistema patriarcal e do racismo estrutural, fortalecendo as ações pró-diversidade e equidade na instituição”, ressalta Roseli. Com a participação de debatedoras engajadas em diferentes áreas, o evento vai proporcionar um espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva de propostas para fortalecer práticas antirracistas na Fiocruz, com o protagonismo de mulheres negras. 

A iniciativa da Cedipa reforça o compromisso da Fiocruz com a equidade, diversidade e inclusão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e antirracista, reforçando o papel da Fundação na promoção de uma comunidade mais inclusiva e igualitária. O evento também vai contar com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de assegurar o direito à comunicação e informação e em acordo com políticas institucionais de acessibilidade da Fiocruz. 

 

LEIA TAMBÉM