O que saúde tem a ver com carnaval? Se você tivesse que responder a essa pergunta com uma fotografia, como ela seria? Esse foi o desafio proposto a estudantes do ensino médio da rede pública do Distrito Federal que participam do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz Brasília. E eles aceitaram! A atividade pedagógica busca aproximar saúde, ciência, arte e cultura, e se insere em um conjunto de discussões sobre o conceito ampliado de saúde que vêm sendo realizadas com os jovens desde o início do Programa, em 2022. Para inspirá-los, na última quarta-feira (24/01), eles fizeram uma visita guiada à exposição ‘Trabalhadores’, do fotógrafo Sebastião Salgado, em cartaz no SESI Lab até o dia 03 de março.
Na oportunidade, eles puderam conhecer um pouco da técnica, do estilo e, sobretudo, do olhar atento e sensível com o qual Sebastião Salgado registra a realidade e produz narrativas humanizadas e repletas de significados, que dialogam com o visitante e o convidam à reflexão. A expectativa é que os estudantes do Provoc também experimentem esse tipo de olhar quando forem fazer suas fotografias com o celular.
Além de marcar o final das férias escolares, o carnaval foi o tema escolhido para a atividade pedagógica porque é uma das mais importantes festas populares na cultura nacional, uma data que costuma estar associada à alegria, à liberdade e à resiliência, ou seja, tem tudo a ver com a saúde em seu sentido ampliado. Nessa época, são frequentes os alertas sobre a importância de que os foliões bebam bastante água, passem filtro solar e usem preservativo, o que, de fato, é fundamental, embora as relações entre carnaval e saúde ultrapassem essa camada mais evidente.
Até porque a alegria do carnaval não é exclusiva de quem cai na folia dos blocos e bailes. Durante o feriado, ocorrem diversas oportunidades tanto de lazer quanto de estudo e trabalho que podem contribuir para o bem-estar de indivíduos e comunidades. Nesse sentido, saúde e carnaval podem se conectar na viagem, no passeio, na leitura, na renda extra, na reunião da família, no encontro com os amigos, no retiro religioso e no puro e simples descanso, entre tantas outras possíveis situações.
É essa diversidade que será retratada nas fotografias feitas pelos estudantes do Provoc, que, além da visita à exposição de Sebastião Salgado, também receberam recomendações de artigos que abordam a temática. O trabalho dos jovens irá compor uma mostra fotográfica na Fiocruz Brasília. O passeio pedagógico ao SESI Lab foi acompanhado pela coordenadora do Provoc na Fiocruz Brasília, Tatiana Novais, pelas orientadoras Celina Roitman, Aline Cavaca e Fernanda Marques, e pelo fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, Sergio Velho Junior.
Depois de visitarem a exposição de Sebastião Salgado, os jovens aproveitaram as várias instalações do SESI Lab que abordam movimentos, cores, sons e outros aspectos da ciência, em especial da física, de forma lúdica e interativa. Confira o álbum de fotos do passeio pedagógico.
LEIA TAMBÉM