Cidades e Fiocruz realizam encontro nacional

Fernando Pinto 13 de dezembro de 2023


O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias (SNP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília, realizam entre os dias 12 e 14 de dezembro o I Encontro Nacional de Planos Municipais de Redução de Riscos.


A atividade acontece no âmbito do Termo de Execução Descentralizada, que teve início em outubro de 2023 e terá uma duração total de dois anos. O projeto tem como objetivo prover e produzir dados para o desenvolvimento socioterritorial das comunidades, visibilizar iniciativas locais que já acontecem ao redor do país, fortalecendo a luta por justiça social, e subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para territórios periféricos.


A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, juntamente com o coordenador do Colaboratório, Wagner Martins, a gerente de projetos da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), Yonara Bezerra, e a assessora do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco do Ministério da Cidade, Daniela Buosi, estiveram reunidos em uma mesa que apresentou os eixos principais da Cooperação entre a Secretaria Nacional de Periferias e a Fiocruz. A ação, que está estruturada a partir de cinco eixos principais – geotecnologia, urbanismo, tecnologia da informação, comunicação e mobilização – está em processo de desenvolvimento contínuo, e será construída de forma colaborativa com setores diversos como órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, institutos de ensino e pesquisa e, principalmente, a população periférica.

 

Participam do encontro professores e pesquisadores de 18 universidades e representantes de 20 municípios selecionados para a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos: Manaus, Belém, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Candeias, Natal, Ilhéus, Itaquaquecetuba, Niterói, Angra dos Reis, Serra, Mauá, Contagem, João Monlevade, Poto Alegre, São José, Florianópolis, Colombo, Santa Maria, e Paranaguá. Esse primeiro encontro é uma importante oportunidade de debate e consolidação de retomada dessa importante política pública visando a gestão de risco em comunidades periféricas.


Cerimônia de premiação das iniciativas vencedoras da 1ª edição do Prêmio Periferia Viva

O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), promove nesta quarta-feira (13/12), a partir das 15h a cerimônia de premiação da 1ª edição do Prêmio Periferia Viva. O evento acontece no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e tem como objetivo a celebração de um conjunto de ações desenvolvidas ao longo de 2023 pela SNP e anunciar novas iniciativas de impacto para territórios periféricos brasileiros.

 

O evento, que contará com a participação de representantes das 54 iniciativas periféricas premiadas, lideranças de movimentos sociais, representantes de iniciativas já mapeadas e visitadas pela Caravana das Periferias e representantes de instituições nacionais representativas no tema do Direito à Cidade e Periferias, pretende ampliar a conexão entre estes espaços para construção de diálogos e ações de fortalecimento das favelas e comunidades urbanas no Brasil.

 

A versão inicial do Mapa das Periferias estará disponível para consulta da população a partir das 15h desta quarta-feira (13/12) através do endereço: www.mapadasperiferias.cidades.gov.br

 

Leia mais:
Cooperação entre Fiocruz e MCID

Ministérios da Saúde e das Cidades e Fiocruz unem esforços em favor das periferias

 

Com informações da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

LEIA TAMBÉM