Concluída primeira turma do EPIVISA

Fernando Pinto 4 de dezembro de 2023


Profissionais lotados em serviços de vigilância em saúde, com enfoque na vigilância sanitária, atuantes em portos, aeroportos e fronteiras: este é o perfil dos egressos da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Epidemiológica para Portos, Aeroportos e Fronteiras (EPIVISA). O Curso foi realizado pela Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias em Saúde (Pepts) e do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs), e contou também com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

 

Organizado em 180 horas, na modalidade híbrida, com tutoria e trabalhos de campo, o Curso possui três módulos: Vigilância em Saúde, Investigação de Surtos e Comunicação Científica, todos com exercícios, estudos de caso e produtos direcionados para situações comuns em pontos de entrada de portos, aeroportos e fronteiras, com o objetivo de aprimorar a aplicação da epidemiologia nas ações de vigilância sanitária. 

 

Na última semana, entre os dias 30 de novembro e 1° de dezembro, foram realizadas as últimas atividades do Curso de Aperfeiçoamento. Na ocasião, os 26 egressos apresentaram os resultados dos boletins de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica com as realidades locais das turmas de São Paulo, Sudeste, Nordeste, Sul, Distrito Federal e Pará, localidades onde atuam os profissionais que participaram da primeira turma.  

 

Durante a atividade de encerramento, as coordenadoras do Curso, Flávia Elias e Priscila Bochi, fizeram uma breve apresentação da experiência do EPIVISA, tanto do Curso Introdutório como do Curso de Aperfeiçoamento, destacando as perspectivas futuras das próximas ofertas de formação. Para as coordenadoras, os resultados produzidos por essa primeira turma – e sistematizados nos boletins – poderão subsidiar novas políticas públicas sobre os processos de trabalho da rotina da vigilância sanitária e vigilância epidemiológica, bem como sobre as ações integradas entre essas vigilâncias nas áreas de atuação de portos, aeroportos e fronteiras.

 

LEIA TAMBÉM