Ascom/Programa VigiLabSaúde-Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz promove, no dia 27 de novembro (segunda-feira), o 1º Painel sobre Vigilância Laboratorial, uma iniciativa integrante do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz. O evento, marcado para às 14h, será transmitido ao vivo no canal oficial da Fiocruz no YouTube. A programação inclui palestras de gestores do Ministério da Saúde apresentando a estrutura, responsabilidade e estratégias adotadas, no dia a dia, por setores envolvidos diretamente na Vigilância Laboratorial em Saúde em nível nacional.
A abertura do painel e a mediação das palestras serão conduzidas pelas coordenadoras geral e acadêmica do Programa VigiLabSaúde/Fiocruz, Eduarda Cesse e Andréa Sobral, respectivamente. Em seguida, Guilherme Loureiro Werneck, diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde (DAEVS) do Ministério da Saúde (MS) apresentará a estrutura do setor. Em seguida, será a vez de Carlos Vidotti falar sobre as ações da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP), que integra a equipe do setor. Por fim, Marília Santini de Oliveira, da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/MS), vai falar sobre os desafios e perspectivas da estratégia nacional de vigilância laboratorial.
O evento, aberto ao público, faz parte da disciplina Seminários Avançados 2 da qual os alunos do mestrado profissional oferecido pelo Programa em Saúde Pública com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde-Fiocruz) participam de 27 de novembro a 1° de novembro, na Fiocruz Brasília.
As apresentações oferecerão uma compreensão aprofundada dos desafios atuais e futuros enfrentados na área da vigilância laboratorial, proporcionando uma oportunidade única para profissionais, estudantes e interessados se envolverem ativamente no diálogo. A transmissão ao vivo contará com intérprete de Libras e permitirá a interação direta, possibilitando que perguntas sejam enviadas e respondidas. Não serão fornecidos certificados.
O Programa VigiLabSaúde-Fiocruz pretende contribuir para a formação de recursos humanos (mestrado profissional e doutorado) visando uma resposta rápida frente a surtos, epidemias, endemias e pandemias, grande desafio para a Saúde Pública brasileira e o SUS na atualidade. A oferta vem sendo realizada pela Fiocruz, por meio de um consórcio entre os programas de pós-graduação na modalidade profissional em Saúde Pública (PPGSP-MP/ Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco), em Políticas Públicas de Saúde (PPGPPS-MP/Fiocruz Brasília) e em Epidemiologia em Saúde Pública (PPGEPI-MP /ENSP/Fiocruz), e em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Mais sobre em https://formacaovigisaude.fiocruz.br ou no canal do Instagram do @formacaovigisaudefiocruz.
LEIA TAMBÉM