A Fiocruz Brasília esteve presente no 13º Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS) em Fortaleza (CE), de 6 a 9 de novembro. Com o tema “Movimento Nacional de Residências em Saúde – estratégias de resistências na defesa da formação profissional do SUS”, o evento contou com a participação de residentes, tutores e coordenadores de todos os Programas da Fiocruz Brasília.
De acordo com a assessora pedagógica da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, Cássia Araújo, a participação dos residentes desempenhou um papel crucial no fortalecimento das práticas profissionais. “O evento possibilitou uma valiosa articulação política em torno da temática, capacitando os residentes a compreenderem seu papel na formulação de políticas públicas e no fortalecimento do SUS. Essa participação ativa representa um passo significativo na consolidação de uma prática profissional mais informada, engajada e comprometida com a melhoria da saúde pública”, ressaltou ela, que esteve presente no Encontro, juntamente com a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para Saúde, Bárbara Vaz; e o tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Daniel Sousa.
Dos estudantes, foram quatro da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, um da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, um da Residência em Gestão de Políticas Públicas em Saúde e um da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com ênfase na população do campo, floresta e águas. Os Encontros Nacionais de Residências em Saúde são espaços de aproximação, diálogo, troca de experiências daqueles que compõem o Movimento Nacional de Residências (residentes, preceptores, tutores, coordenadores e apoiadores), bem como entre trabalhadores da saúde, gestores, usuários do SUS e instituições, visando a qualificação dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde.
LEIA TAMBÉM