Nova fase de avaliação da Atenção Primária à Saúde do DF

Fiocruz Brasília 31 de agosto de 2023


Alexandre Penido (Qualis-APS)

Medida visa analisar processos de trabalho de equipes assistenciais e de gestão, buscando a melhoria dos serviços e atendimentos ofertados nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal

O Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis-APS) vai iniciar uma nova fase do 2º Ciclo Avaliativo da APS do Distrito Federal no dia 4 de setembro de 2023. Após realizar a auto avaliação e a elaboração e início do desenvolvimento dos Planos de Ação para a Qualidade (PAQ) das equipes de saúde da família, de saúde bucal, das equipes multidisciplinares e da gestão, o Programa se prepara para começar a Avaliação in loco 2. A ação pretende levantar informações relevantes junto aos gestores, profissionais e usuários das Regiões de Saúde do DF, de modo a aprimorar a prestação e a gestão dos serviços de saúde da APS. Serão ouvidos cerca de 1.700 profissionais e mais de 5.500 usuários.

Para essa fase da avaliação, a equipe da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e Fiocruz Brasília, elaborou um instrumento com questões que englobam a organização do trabalho das equipes de saúde da família (eSF), de saúde bucal (eSB), multidisciplinar (e-multi) e de gestão; o funcionamento dos serviços; e a satisfação dos usuários. A avaliação será feita em todas as UBS do DF (exceto as unidades prisionais) e com todas as equipes de saúde participantes: 615 eSF, 285 eSB, 52 e-Multi e 100 Gerentes de Serviços da Atenção Primária (GSAP).

Durante a ação, os entrevistadores vão utilizar um software chamado “Redcap”. A ferramenta online vai garantir a consistência, o armazenamento e a organização dos dados coletados. Os profissionais e usuários responderão a instrumentos consagrados nacional e internacionalmente, como o PCATool, além de outras questões que possibilitarão esse diagnóstico da APS do DF, o que subsidiará a futura certificação das equipes.

Treinamento

Para mobilizar os profissionais e gestores da APS, estão sendo realizadas, oficinas de mobilização preparatórias para o início da avaliação in loco em cada Região de Saúde. Participam dessas oficinas equipe da Universidade de Brasília, os coordenadores e supervisores de campo, representantes da Diretoria da Estratégia Saúde da Família da Coordenação da Atenção Primária à Saúde da SES/DF, apoiador institucional do Programa e os gestores locais e regionais da APS.

Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde consiste em ações de saúde que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento e vigilância em saúde, desenvolvidas por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, com equipe multiprofissional. Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e é a organizadora de toda a Rede de Atenção à Saúde.

 

Fotos: Renata Pella

LEIA TAMBÉM