Qualis-APS conclui mais uma etapa de avaliação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal

Fiocruz Brasília 25 de outubro de 2022


   Alexandre Penido

O Programa Qualis-APS encerra mais uma etapa de avaliação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (DF). Nos últimos três meses, equipes de profissionais capacitados visitaram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazendo avaliação in loco do trabalho que está sendo desenvolvido na APS, além da infraestrutura das UBS e da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram entrevistados gerentes das UBS, profissionais das equipes de saúde da família e saúde bucal, além de usuários dos serviços.

Ao todo, foram ouvidas 603 equipes de saúde da família (eSF), 100 Gerências de Serviços de Atenção Primária (GSAP), 286 equipes de saúde bucal (eSB) e 4.025 usuários atendidos na Atenção Primária à Saúde das 165 UBS do DF, participantes do Programa.

Para a avaliação, a equipe da UnB, em parceria com a SES-DF, elaborou um instrumento com questões que englobam o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de gestão; o funcionamento dos serviços; a satisfação dos usuários; e a estrutura das UBS. A avaliação foi realizada em todas as UBS do DF (exceto as unidades prisionais), com a participação de todas as equipes que realizaram a autoavaliação.

Os resultados obtidos após a avaliação in loco estão em fase de análise e subsidiarão a certificação das equipes e das UBS. Os dados também auxiliarão os gestores na formulação de planos, políticas e ações desenvolvidas para qualificação da APS.

Foto: Sheila Souza

LEIA TAMBÉM