Residentes e a população em situação de rua

Fernando Pinto 8 de agosto de 2022


A segunda turma de residentes no âmbito do Plano de Ação Interinstitucional para o Atendimento da População em Situação de Rua (PSR) deu início às suas atividades agora em julho de 2022. A capacitação é fruto de parceria entre a Fiocruz Brasília, a Secretaria de Saúde (SES/DF) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes/DF). Coordenadas pelo Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (NUPOP) da Fiocruz Brasília, as ações buscam fortalecer estratégias metodológicas e pedagógicas para a formação de profissionais de saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de ampliar e melhorar o acesso da população em situação de rua a serviços de saúde.

 

A turma é composta por 26 residentes das áreas de enfermagem, assistência social, psicologia, farmácia, nutrição, fisioterapia e educação física. Os profissionais estão distribuídos nas cinco Regiões de Saúde do DF e atuarão por três meses, propondo ações de atenção e cuidado para pessoas em situação de rua abrigadas ou não. Eles também irão atuar promovendo a articulação de áreas e serviços, como as equipes de Consultório na Rua, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), os Centros Pop e os abrigamentos institucionais.

 

O Plano de Ação Interinstitucional consiste em levar intervenções em saúde pública mais adequadas à população em situação de rua por meio dos residentes multiprofissionais de Atenção Básica da Fiocruz Brasília. Estes profissionais realizam um trabalho clínico e também com foco na educação em saúde, no contexto da PSR e considerando as emergências sanitárias. Os atendimentos e as atividades de conscientização e prevenção são realizadas nos abrigos. Já nas ruas os residentes atuam junto às equipes dos Consultórios na Rua do DF, oferecendo apoio clínico e assistencial para essa população.

 

Para o pesquisador da Fiocruz Brasília e um dos coordenadores do NUPOP, Marcelo Pedra, o Plano de Ação Interinstitucional reafirma o compromisso da Fiocruz Brasília com os territórios do DF, além de valorizar o trabalho dos residentes. “O Plano é um compromisso público assumido com a saúde, a produção social, a equidade e as populações do DF”, destacou.

 

LEIA TAMBÉM