Pesquisa sobre o SNA foi apresentada em congresso

Fiocruz Brasília 18 de julho de 2022


Por Heloísa Caixeta 

 

A Fiocruz Brasília marcou presença durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entre os dias 12 e 15 de julho, em Campo Grande (MS). Durante o evento foi apresentada a pesquisa nacional (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em foco. O estudo busca conhecer a realidade do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) e subsidiar novas estratégias de acompanhamento e fortalecimento da atuação no SUS e está em fase de coleta de dados, desde o mês de maio por meio deste link  .

 

Gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todo o país conheceram parte dos resultados coletados em dois momentos diferentes do congresso, a partir de palestras do pesquisador responsável e coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília, Wagner Martins. O primeiro, em 13 de julho, foi realizado no Espaço Café Colaborativo, local reservado para lançamentos de livros, rodas de conversas e apresentação de projetos, com participação de cerca de 100 pessoas. A segunda apresentação aconteceu no dia 14/7, no auditório do estande do Ministério da Saúde, com a presença de 50 pessoas, entre secretários de saúde e representantes estaduais e municipais, além de conselheiros de saúde. Para Martins, a oportunidade de apresentar a pesquisa durante o congresso nacional do Conasems foi positiva. “A possibilidade de dialogar com gestores do SUS nos oportunizou a troca de conhecimento sobre a relação ‘conflituosa’ entre a necessidade de controlar e a imperiosa função de auditoria, situação que a pesquisa pode contribuir para superar”, afirmou.

 

A pesquisa

A pesquisa (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em foco visa promover a aplicação de boas práticas, de modo a contribuir de forma assertiva para o bom funcionamento da atividade de auditoria interna no âmbito do SUS e, consequentemente, para a melhoria da prestação dos serviços de saúde pública no Brasil. É patrocinada pelo AudSUS, sigla para Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (antigo Denasus). O estudo é conduzido pela Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório CTIS da Fiocruz Brasília, e tem apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conasems.

 

A pesquisa é nacional e pode ser respondida por todos os componentes da auditoria e do monitoramento interno do SUS. O estudo foi aprovado por dois Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), um no Distrito Federal e outro em Goiás. A pesquisa tem caráter científico e não é uma auditoria dos entes federados. Após a aplicação do questionário e da análise dos dados, espera-se diagnosticar a maturidade da auditoria e do controle nos estados, Distrito Federal e municípios, além de desenvolver um modelo único de apoio técnico e operacional, reformando o que foi estabelecido no Decreto nº 1.651, de 28 de setembro de 1995, que regulamenta o SNA no âmbito do SUS.

 

O questionário é realizado através da Research Electronic Data Capture (REDCap), uma plataforma digital de software livre que permite a aplicação de questionários eletrônicos em uma interface amigável. Embora possa ser usado para coletar qualquer tipo de dados, o aplicativo é especificamente voltado à captura de dados para pesquisa. Caso tenha alguma dúvida sobre a pesquisa e o preenchimento do formulário, envie um e-mail para pesquisa.sna@fiocruz.br.

 

Para responder à pesquisa, acesse este link ou aponte seu celular para o QR Code abaixo.

 

LEIA TAMBÉM