Workshop debateu a recuperação de coberturas vacinais

Fiocruz Brasília 27 de março de 2023


Nathan Victor / Ministério da Saúde

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio participou do 1º Workshop de Planejamento para a Recuperação das Coberturas Vacinais. A proposta do evento foi apresentar iniciativas para entender as causas das baixas coberturas vacinais e desenvolver ações para recuperá-las. A partir da troca de experiências, serão elencadas ações concretas a serem diretamente desenvolvidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou em parcerias com estados, municípios e instituições.

 

O evento organizado pela secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, ocorreu na Fiocruz Brasília nos dias 22 e 23 de março. O encontro reuniu especialistas, pesquisadores e instituições que já desenvolvem trabalhos para entender as causas das baixas coberturas no país.

 

Os participantes se dividiram, conforme afinidades, em quatro eixos temáticos:

  • Monitoramento, diagnóstico operacional e sistema de informação;
  • Treinamento e capacitação em imunização;
  • Comunicação, infodemia, microplanejamento e ações de imunização; 
  • Definição e qualificação das ações de imunização nos territórios.

 

Para orientar as discussões, na primeira parte do workshop foram apresentados resultados de estudos das coberturas vacinais com possíveis fatores que possam colaborar para esse cenário de forma geral. A partir dos problemas identificados, foram propostas ações estratégicas para serem implementadas a curto (em 2023), médio (2024) e longo prazo (até 2027).

 

Para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, a discussão, que já está nos ambientes acadêmicos brasileiros, é prioridade da gestão da Pasta. “Enfrentamos problemas gravíssimos com a baixas coberturas vacinais, com potencial de sequelas graves para a população, e precisamos transpor barreiras e propor soluções urgentes e conjuntas”, disse.

 

Fotos: Laudemiro Bezerra/MS 

LEIA TAMBÉM