Editores apresentam novo número de CIADS

Fernanda Marques 10 de agosto de 2022


Direito à saúde, confinamento, comunicação e Covid-19 são os temas da atual edição dos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS), periódico científico publicado pelo Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília. Disponível em acesso aberto, o dossiê aborda o Estado diante da pandemia e a centralidade do debate sobre grupos vulnerabilizados, a partir de um enfoque multidisciplinar, com contribuições não só do direito sanitário, como também da saúde coletiva, da antropologia social, da comunicação em saúde, da psicologia social e da bioética. Este número da revista contou com dois editores convidados: Martinho Braga Batista e Silva e Adriana Kelly Santos. Ele, doutor em antropologia e professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ela, doutora em saúde pública e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Nesta breve entrevista, eles convidam os leitores a conhecerem a nova edição de CIADS, incentivando debates e novos caminhos de investigação.

 

Quais as principais contribuições dos trabalhos reunidos na nova edição de CIADS?

Martinho e Adriana: A pandemia de Covid-19 envolve um conjunto de recomendações sanitárias, como o isolamento domiciliar. Essas recomendações são adotadas em todo lugar? Elas devem ser adotadas em qualquer situação? Podem ser adotadas em qualquer contexto? Os trabalhos reunidos na nova edição de CIADS mostram as respostas a essas perguntas de diferentes pontos de vista – midiático, parentes de privados de liberdade, profissionais de saúde e equipes de saúde mental, por exemplo. Essa variedade é a marca do dossiê.

 

Quais as potencialidades da abordagem multidisciplinar que o dossiê traz?

Martinho e Adriana: A potencialidade é o desenvolvimento de uma perspectiva mais abrangente sobre o fenômeno da pandemia de Covid-19, atenta ao que se manteve e ao que se modificou no âmbito da esfera pública e no cotidiano de instituições de saúde, justiça e ensino, por exemplo.

 

Como foi a experiência de ser editor(a) convidado(a)?

Martinho e Adriana: Somos muito gratos pelo convite de CIADS. Também agradecemos aquelas e aqueles que responderam à chamada de artigos e enviaram os resultados de suas pesquisas. Durante os meses em que a chamada para o dossiê ficou disponível no site da revista, recebemos dezenas de manuscritos e foi difícil avaliar os estudos empíricos, ensaios bibliográficos e revisões de literatura recebidos, dada a qualidade teórica e metodológica da grande maioria deles. Fato que reforça a relevância da Ciência Aberta na divulgação do conhecimento acadêmico.    

 

Poderiam deixar um convite para que os leitores acessem e conheçam o dossiê?

Martinho e Adriana: Críticas, comentários e sugestões são bem-vindos para aprimorarmos nossa atividade. Esperamos que a leitura suscite ainda mais perguntas do que as que fomos capazes de divulgar no dossiê.

 

Saiba mais sobre a edição de abril/junho de 2022

Acesse os Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS)

 

LEIA TAMBÉM