Por Beatriz Muchagata (CTIS/Fiocruz Brasília)
Evento reuniu instituições nacionais e agricultores familiares para discutir acesso a mercados e políticas públicas voltadas à bioeconomia e à fitoterapia no Brasil
Nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, o Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir), sede da CONTAG, em Brasília (DF), recebeu o Seminário Cadeia Produtiva de Plantas Medicinais na Agricultura Familiar e Acesso aos Mercados. O encontro reuniu cerca de 50 participantes entre representantes de ministérios, instituições parceiras e agricultores familiares de todo o país, com o objetivo de construir estratégias para fortalecer a produção, o beneficiamento e a comercialização de plantas medicinais no Brasil, além de ampliar o uso desses insumos no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento integra o Programa Intersetorial de Bioeconomia de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Agricultura Familiar, desenvolvido pela Fiocruz, CONTAG e UNICAFES, em parceria com o Ministério da Saúde (DAF/MS), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Fundação Banco do Brasil (FBB). A iniciativa tem como meta implantar 520 quintais produtivos em 11 estados, promovendo geração de renda, sustentabilidade e valorização dos saberes tradicionais no cultivo de plantas medicinais.
Durante o seminário, foram apresentados os resultados do diagnóstico socioeconômico dos agricultores familiares participantes do programa, o estudo de mercado sobre plantas medicinais e fitoterápicos, além de experiências exitosas de produção e comercialização conduzidas por cooperativas e comunidades rurais. A Fiocruz, por meio do CoLaboratório Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), teve papel central na coordenação das atividades, contribuindo com pesquisa, articulação técnica e apoio metodológico.
“Emocionante! Esta é a palavra que eu escolho para resumir o seminário. Ver a evolução do programa e, principalmente, das pessoas que estão envolvidas e a integração de diferentes setores nos deixa, cada vez mais, com a certeza de que o caminho da Bioeconomia das Plantas Medicinais, considerando a agroecologia e o conhecimento tradicional, é muito promissor para a agricultura familiar”, destacou Wagner Martins, coordenador do CoLaboratório CTIS.
Um dos destaques do programa é o protagonismo das mulheres na agricultura familiar. São elas as principais guardiãs dos saberes tradicionais sobre o uso e o cultivo das plantas medicinais, desempenhando papel essencial na preservação da biodiversidade e na transmissão de conhecimentos ancestrais. O projeto fortalece esse protagonismo ao estimular o empoderamento feminino, promovendo autonomia econômica, valorização do trabalho das agricultoras e reconhecimento do papel central das mulheres na bioeconomia solidária e agroecológica.
Durante a abertura do evento, Erinaldo Lima, secretário de Políticas Sociais da CONTAG, destacou a importância da integração entre instituições e ministérios para impulsionar o setor. “Esse seminário acontece aqui na CONTAG nessa perspectiva de a gente trazer o Ministério da Saúde, o MDS, o Ministério de Tecnologia, a Fiocruz, estar com a CONTAG, com os agricultores e agricultoras e com a Unicafes, para que a gente possa, com essas entidades, encontrar os caminhos viáveis para colocar os fitoterápicos no mercado, acessar esse mercado e levar dignidade, autonomia e renda para a agricultura familiar”, afirmou.
O segundo dia do evento foi dedicado à socialização de políticas públicas e à elaboração coletiva de um plano de ação, que prevê três eixos estratégicos: arranjos produtivos nos quintais agroecológicos, articulação institucional para políticas públicas e estratégias de comercialização de plantas medicinais.
O seminário representa um passo importante para o fortalecimento da cadeia produtiva de plantas medicinais na agricultura familiar, conectando saberes populares, ciência e políticas públicas em prol de uma bioeconomia solidária, inclusiva e sustentável.