Fiocruz Brasília
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

03/05/2018

Resposta a emergências por agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares é tema de debate na Fiocruz Brasília


Nathállia Gameiro

Segurança da Saúde e Resposta a Emergências QBRN é o tema da terceira sessão do Ciclo de Debates promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília. O evento será realizado no dia 16 de maio, às 8h30, no auditório interno da Fiocruz Brasília sendo aberto a todos os interessados.

Inscreva-se aqui

“As respostas a emergências por agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN) é um tema relevante para o debate, que envolve atores e instâncias das áreas de saúde e segurança pública, em especial pelo risco potencial de alto impacto à população e aos recursos naturais e agropecuários de uma região ou país”, afirma José Paranaguá, coordenador do Ciclo de Debates e do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). 

Os avanços institucionais e os desafios mais relevantes para a prevenção, preparo e resposta a Emergências QBRN, na perspectiva da segurança humana, da proteção dos direitos humanos e do fomento à solidariedade internacional serão abordados durante o debate. 

O coordenador de Resposta a Emergências do Departamento de Vigilância de Desastres (Vigidesastres) do Ministério da Saúde, Rodrigo Frutuoso e o oficial de Inteligência e Coordenador de Tecnologias Sensíveis e Biodefesa do Departamento de Inteligência Estratégica da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Danilo Nery Coelho participam da mesa. O coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio da Cunha será o mediador. 

O Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública promove a reflexão, o debate e o desenvolvimento de estudos científicos interdisciplinares. As sessões têm periodicidade mensal, são gravadas e disponibilizadas na Videoteca Nethis.

Esta edição é promovida pelo Nethis em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e com o Programa de Articulação Nacional Governo-Empresas-Instituições Acadêmicas para a Diminuição de Risco de Eventos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares Selecionados (PANGEIA) da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
 

Voltar ao topoVoltar