Fiocruz Brasília participa de Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Controle Social

Nathállia Gameiro 18 de maio de 2023


A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, participou da Conferência Livre “O papel da vigilância como instrumento de saúde democracia Amanhã vai ser outro dia”, realizada na última quarta-feira (17), em Brasília. Gestores estaduais e municipais de saúde e representantes da sociedade civil estiveram reunidos para debater a vigilância em saúde e o controle social no enfrentamento das iniquidades em saúde e o fortalecimento dos sistemas de vigilância. 

 

As Conferências Livres de Saúde compõem a etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Ministério da Saúde. Os delegados eleitos nessa etapa e nas etapas municipal e estadual, levam propostas para serem debatidas e, se aprovadas, incorporadas pelo governo. Esses espaços de debate e participação social para construção das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) foram destacados pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto. “As Conferências Livres adquiriram, em 2023, papel fundamental na avaliação da situação de saúde da população e na proposição de diretrizes para a formulação de políticas para o setor. Elas são fruto da nossa ousadia e este é o resultado de que elas estão dando certo. Precisamos fazer com que as políticas sejam implementadas e elas só serão implementadas com a participação do controle social”, declarou.

 

Além de Fabiana Damásio e Fernando Pigatto, também estiveram presentes na mesa de abertura do evento a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel; a representante da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. 

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CNS

 

Leia mais

Conferência Livre discute saúde da pessoa com deficiência

Matéria-prima para fortalecer o controle social

Por um SUS mais equânime

Participação popular marca abertura da 11ª Conferência Distrital de Saúde

Residentes em saúde em prol do fortalecimento da democracia

Ouvidorias em defesa do direito à saúde e à vida

LEIA TAMBÉM