RACA lança chamada para submissão de artigos

Fernando Pinto 11 de janeiro de 2023


Até o dia 10 de abril, a Revista de Alimentação e Cultura das Américas (RACA) recebe publicações de artigos e ensaios para o suplemento “Intersubjetividades entre cultura, hábitos e comensalidade alimentar em ambientes escolares”. Para esta edição, também serão aceitas entrevistas, narrativas de experiências (até 05 páginas) e resenhas de livros referentes à temática do dossiê.

 

Com lançamento previsto para julho de 2023, a publicação (em português, espanhol e inglês) convida autores a apresentar trabalhos que estimulem a reflexão teórica e empírica sobre os ambientes escolares como espaços físicos e simbólicos de dimensões culturais e interseccionais e de participação de atores sociais e profissionais (estudantes, professores, trabalhadores envolvidos com a alimentação, famílias e sociedade) que atuam com intersubjetividades identitárias e relacionais de ações, programas e políticas públicas na promoção da alimentação adequada e saudável. Confira as normas de apresentação de manuscritos no link: https://raca.fiocruz.br/index.php/raca/about.

 

De acordo com os editores da publicação, inúmeros estudos e pesquisas revelam que o espaço e o ambiente escolar é palco de tensões e conflitos identitários e de relações interseccionais entre o público e o privado, a casa e a rua. “Nas sociedades industriais os ambientes escolares têm sido considerados espaços de produção de intersubjetividades culturais, hábitos e comensalidade alimentar. Na atual contemporaneidade é utilizado como ambiente estratégico de práticas e hábitos de vida saudável”, afirmam.


Acesse aqui o link e faça a submissão de seu texto.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: raca@fiocruz.br

 

*Com informações do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA)

LEIA TAMBÉM