Atividade física combina com música?

Fiocruz Brasília 30 de dezembro de 2022


Relato de Maysa Araújo de Carvalho

 

A grande parte da população em situação de rua encontra-se em condição de vulnerabilidade social, econômica, física, emocional e/ou psicológica. Pensando com meus botões decidi aplicar em todas as intervenções a combinação mágica: atividade física e música. Porque essa combinação não tem erro, todo mundo se sente acolhido quando ouve uma música que gosta e aliada a atividade física é uma excelente forma de promover bem-estar e qualidade de vida.  

 

Foi com essa ideia que, com outras duas residentes fomos convidadas a participar de uma vivência com a população em situação de rua, e realizamos uma atividade em uma casa de passagem para mulheres/mulheres com filhos. Talvez você se lembre da Batalha Musical que acontecia em um programa de televisão antigamente, na brincadeira algumas palavras são escolhidas e os participantes devem cantar músicas que contenham a palavra citada, para verificar, colocamos a música apontada para ser reproduzida. Fizemos o resgate dessa brincadeira e obtivemos resultados muito positivos, em palavras não conseguirei descrever a felicidade que vi nos olhos daquelas mulheres naquela tarde.  

 

Engraçado como a música contagia, não é? No início da atividade elas se mostraram mais tímidas, porém, com o decorrer da brincadeira elas foram se sentindo mais confortáveis e se entrosaram mais. Elas interagiam de uma forma tão encantadora que não havia quem entrasse naquele ambiente e não sentisse uma sensação de pertencimento e de acolhimento.  

 

Por todo o contexto em que vivem, foi inesquecível, ali vi elas se sentirem incluídas e em clima de amorosidade, isso, para uma população que é tão invisibilizada, pode ter sido fundamental para o seu processo de construção de identidade, sensação de pertencimento e uma forma de sentir que sua vida também é vista, visibilizada e vivida.   

 

Sobre a autora

Maysa Araújo de Carvalho é profissional de educação física e residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília.


“Dê Letras à Sua Ação” busca divulgar artigos assinados por estudantes de pós-graduação da Fiocruz sobre iniciativas relacionadas a seus trabalhos acadêmicos ou de seus colegas. Os relatos são de responsabilidade de seus autores.

LEIA TAMBÉM