TransformArte: evento celebra dia da pessoa com deficiência

Fernanda Marques 28 de novembro de 2022


Fotografia, dança, games, bate-papo e muito mais: essa é a programação do TransformArte: Futuro, Política e Arte, que será realizado nesta quinta-feira (1º/12), das 9h às 12h, no auditório externo da Fiocruz Brasília e com transmissão pelo nosso canal no YouTube. O evento antecipa e celebra o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidos (ONU) e comemorado em 3 de dezembro. Organizado pelo Coletivo de Acessibilidade e Inclusão da Fiocruz Brasília, o TransformArte tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre desafios e garantia de direitos das pessoas com deficiência.

 

Após um café da manhã de boas-vindas, o evento terá início com um recital de poesia, seguido da mesa de abertura, que contará com as presenças de Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília; Luciana Sepúlveda, diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília; Bianca Reis, representante do Comitê Nacional Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência; e Fabio Teodoro Barcelos, representante do Coletivo de Acessibilidade e Inclusão da Fiocruz Brasília.

 

Após a mesa, um painel trará palestras de Vitória Bernardes, que representa a organização Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) no Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Adriana Dias, representando o Instituto Baresi (fórum nacional para associações de pessoas com doenças raras, deficiências e outros grupos de minoria) e o Mangata (Coletivo Brasileiro de Pesquisadoras e Pesquisadores dos Estudos da Deficiência).

 

Além das palestras, o evento terá diversas apresentações, como do trabalho de Jéssica Mendes, fotógrafa nascida com síndrome de Down, e da companhia de dança Street Cadeirante. Haverá, ainda, exposições de artesãos e da Nostalgia Arcade, uma máquina de fliperama feita de materiais reaproveitados de lixo eletrônico.

 

Completa a programação um estande da Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional e Neurociências da Faculdade Anhanguera do Valparaíso, que abordará gamer terapia e outros conhecimentos.

 

Mais informações: inclusao.bsb@fiocruz.br 

 

Audiodescrição do convite disponível aqui

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM