Fiocruz Brasília participa de oficina sobre acessibilização de editais

Fiocruz Brasília 30 de setembro de 2022


Por Tatiane Vargas (ENSP)

 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) participou, junto com a Casa de Oswaldo Cruz (COC), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e a Fiocruz Brasília, de uma oficina com o objetivo de tornar editais – nos formatos de Word e PDF – acessíveis a pessoas com deficiência.
 
Desenvolvida pelo Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência em parceria com o Instituto Benjamin Constant e com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, a oficina aconteceu em agosto e foi a primeira de cinco ofertas que serão realizadas até dezembro. O conteúdo produzido durante o projeto piloto se tornará um material audiovisual que pretende contribuir para que a Fiocruz e o IBC deem continuidade a processos formativos em acessibilização de documentos. 
 
Segundo Tatiane Nunes, membro da Equipe de Tecnologias Educacionais da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distancia (CDEAD) da ENSP e representante da Escola no Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, o material produzido na oficina será utilizado pelo Instituto Benjamin Constant, que sinalizou procura desse tipo de conteúdo por parte de universidades. Desta forma, está sendo concebida a ideia de um curso a distância sobre acessibilidade em editais para um púbico mais amplo, fazendo uma adaptação do material para o IBC. Este material também ficará disponível para a Fiocruz.
 
A abertura deste ciclo de oficinas se deu por meio do encontro virtual “Deficiência visual e acessibilidade“, conduzido pelo Instituto Benjamin Constant com as Secretarias de Gestão Acadêmica da Fiocruz, realizado em oito de agosto, que contou com a participação de todas as regionais da Fiocruz e aconteceu de forma remota visando ampla participação do público-alvo, entre eles: trabalhadores das secretarias de gestão acadêmica, secretarias de apoio e coordenações de programas de cursos, e secretarias de gestão do trabalho que atuem diretamente com a elaboração de editais. 
 
As oficinas estão possibilitando a criação de templates de editais acessíveis para cada unidade, com o intuito de ser um material que se adapte à realidade da unidade, e, também, um conteúdo validado pelo Comitê no âmbito da acessibilidade. A ENSP reconhece a importância desta oficina no processo da inclusão, que é um dos compromissos assumidos pela direção (descritos no Programa Vivo) e já solicitou novas vagas para ampliar a qualificação de seu quadro.
 
“A parceria com o IBC potencializou o planejamento realizado pelo Comitê e permitiu um maior aprimoramento dos conteúdos discutidos. Certamente, uma parceria que tem auxiliado na direção de uma Fiocruz mais acessível”, destacou Tatiane Nunes. 

Participaram da oficina os integrantes do Coletivo de Inclusão e Acessibilidade da Fiocruz Brasília Lanna Afonso e Fábio Barcelos, e os trabalhadores Leandro Nascimento e Paulo Souza, da Secretaria Acadêmica da unidade. 
 
Confira os próximos grupos:
 
26 a 30 de setembro: ILMD, EPSJV, INI, IFF 
24 a 28 de outubro: IGM, Farmanguinhos, Biomanguinhos, Fiocruz CE
21 a 25 de novembro: IOC, ICTB, IAM, RO, MS
5 a 9 de dezembro: ICC, IRR, INCQS, Cogepe e PI

A ilustração desta matéria foi extraída do manual de acessibilidade em documentos digitais do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM