Fiocruz Brasília debate a promoção da cidadania acessível

Fernando Pinto 15 de setembro de 2022


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Em alusão à data, o Coletivo de Inclusão e Acessibilidade da Fiocruz Brasília vai promover, no dia 21 de setembro, uma roda de conversa com a temática: “Cidadania Plena da Pessoa com Deficiência”.

 

O encontro acontecerá no formato híbrido, das 8h30 às 12h. Para o evento presencial na Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília), serão reservadas 50 vagas (mediante inscrição prévia). A atividade também será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Fiocruz Brasília.

 

A roda de conversa contará com a presença da diretora da EGF-Brasília, Luciana Sepúlveda; das representantes do Comitê Fiocruz Acessível, Aline Silva e Hilda da Silva Gomes; da advogada e ativista da pessoa com deficiência, Maria Eduarda Soares de Mendonça; da representante do Colaboratório CTIS da Fiocruz Brasília, Flora Fonseca; da escritora e representante da Secretaria de Saúde do DF, Miriam Grassi; da especialista em Reabilitação Pélvica, Gênero e Sexualidade, Fernanda Moraes; do professor aposentado da Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF), Roque Manoel dos Santos, e do secretário do Coletivo de Inclusão e Acessibilidade da Fiocruz Brasília, Fabio Barcelos. A medição será realizada pela especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e professora da Fiocruz Brasília, Anna Cláudia Romano Pontes.

 

Para o secretário do Coletivo de Inclusão e Acessibilidade da Fiocruz Brasília, Fabio Barcelos, a atividade vai promover debates e ações educacionais para inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiências na promoção da cidadania acessível dessas pessoas. “Espera-se também compartilhar experiências de inclusão e ações de apoio à acessibilidade, que ajudem a traçar caminhos possíveis para a inclusão e acessibilidade na Fiocruz Brasília”, apontou.

 

O evento será certificado pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

 

Saiba mais
Criado em 2020, o Coletivo da unidade tem como objetivo trazer o debate para o dia a dia da instituição, mapear as demandas e promover ações que fortaleçam o debate da agenda da inclusão e da acessibilidade, na perspectiva dos direitos e da equidade na unidade. Em caso de dúvidas ou outras informações, entre em contato pelo e-mail: inclusao.bsb@fiocruz.br 

 

Audiodescrição do convite disponível aqui

LEIA TAMBÉM