Bem-vindos ao segundo semestre letivo

Fernanda Marques 9 de setembro de 2022


No dia 13 de setembro, das 10h às 12h, a Escola de Governo Fiocruz – Brasília realiza uma atividade de boas-vindas a seus estudantes e docentes neste segundo semestre letivo. O acolhimento contará com uma palestra da professora Verenilde Pereira, jornalista, indigenista e escritora afro-indígena. Autora do livro de ficção “Um rio sem fim”, sobre uma missão religiosa na Amazônia e suas consequências para os habitantes da região, a palestrante abordará o tema “Conhecimento, segregação e a violência no mundo contemporâneo”. O debate será mediado pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

 

Verenilde é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas, e possui mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília. Filha de mãe negra e pai indígena, também é autora da coletânea de contos “Não da maneira como aconteceu”. 

 

Além da palestra, as boas-vindas deste segundo semestre serão marcadas também pelo lançamento dos Anais da I Mostra da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, evento híbrido (virtual e presencial) realizado entre os dias 15 e 19 de março de 2022, que reuniu diversas atividades pedagógicas envolvendo egressos, estudantes, docentes, tutores, preceptores, trabalhadores de toda a Fiocruz Brasília e sua rede parceira. Com o tema “Escola em Transformação – Nossa História e o Inédito Viável”, a programação da I Mostra incluiu palestras, apresentações de experiências, rodas de conversa, encontros, comunidades de aprendizagens e várias outras ações pensadas para celebrar os 10 anos da Escola e o centenário de Paulo Freire.

 

A I Mostra teve mais de 1.500 inscritos e, de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, recebeu centenas de submissões de resumos expandidos sobre experiências educativas e inovadoras, resultados de pesquisas, trabalhos de conclusão de curso e atividades de extensão, entre outros. Os trabalhos selecionados, após análise de uma comissão avaliadora, compõem os Anais da I Mostra, que serão divulgados a partir do dia 31 de agosto.

 

A atividade de acolhimento será realizada no auditório interno da Fiocruz Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube: youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial. Os participantes remotos poderão enviar suas perguntas por e-mail.

 

LEIA TAMBÉM