A juventude mais próxima da ciência

Mariella de Oliveira-Costa 12 de agosto de 2022


Mais de uma dezena de atividades lúdicas e educativas preencheram a programação da Fiocruz durante a SBPC Jovem, evento que fez parte da 74ª Reunião Anual da  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na última semana de julho. Em 2022, a Reunião foi sediada na Universidade de Brasília (UnB) e a Fiocruz contou com um estande de quase 100 metros quadrados para acolher crianças e adolescentes curiosos por conhecer um pouco mais da ciência produzida na instituição.

 

A Comissão de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília (CDC)  foi responsável por parte das atividades que animaram o estande. O jogo “Vacine-se contra as fake news” possibilitou que diferentes estudantes respondessem a perguntas sobre vacinas por meio de uma dinâmica em formato de passa ou repassa. O mais interessante desta proposta está no desafio entre os participantes, que, com os erros e acertos dos colegas, aprendem a identificar desinformações em saúde e o poder dos meios de comunicação. O jornalista da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fiocruz Brasília e membro da CDC, Fernando Pinto, foi um dos mediadores desta atividade pela primeira vez, e relatou que, a cada rodada, era nítida a necessidade de falar em uma linguagem acessível e correspondente à idade do público. “O jovem nem sempre dá a devida atenção a uma palestra demorada ou com termos técnicos. O jogo educativo proporciona interação, e eles questionam, se animam; até os mais tímidos deixam a vergonha de lado para participar”, ressaltou.

 

A oficina de desenho e contação de história sobre meninas e mulheres na ciência também foi espaço organizado pela CDC para desmistificar os modelos e estereótipos do perfil de quem faz ciência em nosso país, utilizando o livro Histórias para inspirar futuras cientistas, editado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

 

Três pós-graduandos da Escola de Governo Fiocruz – Brasília fizeram parte do grupo de monitores voluntários do estande da Fiocruz na SBPC Jovem.  Os alunos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo, Ana Kelly e Robert Sales, acompanharam a visita do grupo de adolescentes atendidos na Unidade Básica de Saúde 11 do Núcleo Rural da Rajadinha, em Planaltina, a 40 km do centro da capital. Eles participaram da dinâmica da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, que contava com um tapete interativo e um jogo em formato de quiz sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. Segundo os residentes, foi importante ver a Fiocruz como um espaço próximo da população. Já a pós-doutoranda Cinthia Bernardes, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde, ressaltou que a oportunidade de se voluntariar e divulgar ciência e tecnologia para crianças e adolescentes deve fazer parte da agenda de todo pesquisador.

 

O mímico Abder Paz deu um show à parte, com performances chamativas  sobre ciência e tecnologia que atraíam os olhares curiosos para o estande. 

 

Para a coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe, a programação da SBPC Jovem superou expectativas. “Além das inúmeras conferências e debates que marcaram o retorno das atividades presenciais da SBPC, a Reunião Anual no campus Darcy Ribeiro da UnB teve um significado ímpar para as instituições de pesquisa e universidades que atuam na divulgação e popularização da ciência no país. Após dois anos e meio de muita dor e preocupação com a pandemia de Covid-19, retornamos ao espaço de interação direta com a sociedade, com os jovens estudantes, os professores e tantos outros atores sociais que contribuem para combater o negacionismo e todas as notícias fraudulentas sobre ciência e saúde”, destacou. “Fiel ao seu compromisso de manter o diálogo aberto e necessário com a sociedade, de levar conteúdo científico de qualidade para a população, de estimular o interesse e a curiosidade pela ciência, a nossa instituição apresentou, debateu e, sobretudo, interagiu com os milhares de participantes do evento”, concluiu.

 

E a Comissão de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília permanece mobilizada e já planeja as atividades do principal evento de popularização da ciência em nosso país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja 19ª edição está prevista para o período de 17 a 21 de outubro.

 

Clique aqui para acessar a Galeria de Fotos das atividades da Fiocruz na SBPC Jovem

 

LEIA TAMBÉM